Como abrir uma conta bancária em Angola? (Particulares)

Como abrir uma conta bancária em Angola? (Particulares)

Cada vez mais os pessoas, sejam adultas ou não, cidadão nacionais ou estrangeiros estão interessados bancarizar seus recursos financeiros, e como é óbvio buscam informações sobre como como abrir uma conta bancária em Angola.

Este artigo aborda em linhas gerais quais os requisitos básicos para abertura de uma conta bancária em Angola.

AVISO: Considere a possibilidade de uma ou outra instituição bancária exigir mais requisitos do que os listados neste artigo.

Abertura da conta bancária em Angola

Em primeiro lugar é necessário escolher uma instituição bancária que tenha serviços mais desenvolvidos e mais confiáveis, e que se adaptem às suas reais necessidades, depois de enquadrar suas necessidades na melhor oferta, deve reunir a documentação necessária e o montante para a abertura da conta..

As instituições bancárias têm uma variedade de ofertas, muito diferentes quanto ao montante e periodicidade da cobrança de manutenção das contas, isenção de comissões, produtos básicos de adesão grátis ou paga, etc.

A maioria dos bancos de Angola não cobra para a emissão de um cartão de débito Multicaixa que normalmente é entregue ao cliente na altura da abertura da conta e activado num prazo máximo de 48 horas.

Relativamente a localização das Agências ou Balcões de atendimento, sugerimos que seja um balcão perto do seu domicílio habitual ou do seu local de trabalho, pois infelizmente alguns bancos de Angola ainda limitam certas operações ao balcão de abertura de conta ou agência domiciliar.

Se você ainda precisa escolher um banco para abrir uma conta bancária em Angola, estes 5 oferecem os serviços mais confiáveis e desenvolvidos:

Para abrir uma conta em Angola é necessária a deslocação a uma das agências bancárias de Angola, pois ainda não existem mecanismos de abertura de conta online, embora possa manifestar o seu interesse via contacto no site institucional de determinado banco e a posterior ser contactado para que então o encaminhem ao balcão, agência, centro ou posto de atendimento mais próximo.

Os balcões de Atendimento a particulares, normalmente estão abertos de segunda a sexta-feira das 8h às 15h, com excepção de menos de 12 bancos que abrem as portas ao público aos fins de semana.

Documentos necessários para a abertura de uma conta bancária em angola

Para Nacionais:

  • Bilhete de Identidade Original – Alguns bancos aceitam cópia, e outros aceitam Passaporte para cidadão nacionais que não tenham em posse o BI
  • Cartão de Contribuinte (NIF) – Alguns bancos consideram facultativo
  • 1 ou 2 Fotografias Tipo Passe

Para Estrangeiros Residentes:

  • Cartão de Estrangeiro Residente – Alguns bancos aceitam cópia
  • Passaporte ou outro documento official com assinatura
  • Cartão de Contribuinte (NIF) – Alguns bancos consideram facultativo
  • 1 ou 2 Fotografias Tipo Passe

Para Estrangeiros Não-Residentes:

  • Passaporte Original ou Cartão de Refugiado emitido pela COREDA – Alguns bancos aceitam cópia
  • Visto de Entrada válido
  • Cartão de Contribuinte (NIF) – Alguns bancos consideram facultativo
  • 1 ou 2 Fotografias Tipo Passe

OBS: para menores em todos os casos aceita-se a cédula do menor.

A idade necessária para os titulares

Pode-se dizer que os bancos de Angola aceitam clientes de qualquer idade, porém normalmente são levados em conta alguns requisitos para o efeito.

Para menores de 18 anos é permitida a abertura de conta na maioria dos bancos de Angola, desde que seja incluído na conta um dos pais ou representantes legais, que irão poder movimentar a conta até que o menor complete a maior idade.

Quanto dinheiro é necessário para abrir uma conta em Angola

Com a intrudução das contas bankitas, pelo BNA, os bancos aderentes ao programa de bancarização da população passaram a aceitar como montante mínimo para a abertura de conta o valor de AKZ 100,00

A maioria dos bancos cobra para uma conta de Depósitos à Ordem o valor de AKZ 20.000,00, na verdade os valores variam entre AKZ 5.000,00 à 50.000,00

Conclusão

Abrir uma conta bancária em Angola se torna algo bem fácil se pensar bem, e por isso, não deve ser encarado com tanta dificuldade. Desde que tenha seu documento de identificação, já pode começar a pensar na possibilidade de abrir uma conta. Sendo assim, fique a vontade para visitar os sites dos bancos e receber mais detalhes com respeito a esse assunto.

Relacionados

Deixar um comentário