Banco Central – BNA

O Banco Central e Emissor em Angola, é denominado Banco Nacional de Angola, este foi criado em 1926, na altura ainda denominado Banco de Angola tendo assim permanecido até 1975 após a independência de Angola da colónia Portuguesa, passando assim a designação actual desde 1976.

Sua sede situa-se Luanda, capital de Angola, na Avenida 4 de Fevereiro, embora tenha outras delegações espalhada pelas províncias, e mesmo representações no exterior.

O BNA é um órgão público pertencente ao Governo da República de Angola, nomeadamente o Ministério das Finanças. No topo da sua hierarquia institucional está um governador, a saber, actualmente José de Lima Massano.

O actual governador do BNA, é Mestre em Contabilidade e Finanças pela City University, Londres, em 1996 e Licenciado em Contabilidade e Finanças pela University of Salford, Reino Unido, em 1995. Já exerceu anteriormente a função de Governador entre 2010 e 2013.

O BNA assegura a preservação do valor da moeda nacional e coopera na definição das políticas monetária, financeira e cambial. Realiza, escolta e fiscaliza as políticas monetárias, cambial e de crédito, e a gestão do sistema de pagamentos e administração do meio circulante no âmbito da política económica do País.

É o único Banco com direito a emissão de notas e moedas metálicas e ainda moedas comemorativas, e ainda o único que pode substitui-las e destruí-las.

O Banco Nacional de Angola pode impor a qualquer entidade financeira, dados obrigatórios para o cumprimento de suas funções e obrigações relacionadas a política cambial, sistemas e pagamentos e outras. Caso estas instituições se neguem-se a fornecer estes dados, ou estes não serem exactas ou credíveis, estarão sujeitas penas nos termos da Lei em vigor.

Contactos: Av. 4 de Fevereiro nº 151, Luanda – Angola | Caixa Postal 1243. Localidade. Luanda. Horário. 08:00 – 15:00. Telefone. (+244) 222 679 244

Links úteis::

www.bna.ao
www.minfin.gov.ao