Search
24 de September de 2017
  • :
  • :

O Portal Bancos de Angola

É um espaço informativo de divulgação e educação voltado ao sector bancário angolano, suas ofertas, promoções, entrevistas, matérias, cotações, etc. Não devendo ser interpretado como substituto das entidades reguladoras do sector financeiro.

Venda de Divisas do Banco Nacional de Angola com ligeiro crescimento

O Banco Nacional de Angola, BNA, apresentou um ligeiro crescimento na venda de divisas às instituições do mercado financeiro. A operação de venda de divisas atingiu os 203.8 milhões de euros. Este valor representa um aumento, ainda que ligeiro, quando comparado com a última operação de venda, quando foram disponibilizados ao mercado 150.6 milhões de euros.

Mais de 70 milhões em venda de divisas reverte para operações petrolíferas

O BNA disponibilizou divisas num valor de 71.6 milhões de euros para cobrir as operações petrolíferas. Outros 49.3 milhões de euros foram destinados à cobertura de operações dos sectores da indústria, agricultura e bens alimentares. Estes últimos, assegurados por via de cartas de créditos asseguradas pelo Banco Nacional de Angola.

Foram ainda colocados no mercado financeiro:

  • 15.6 milhões de euros para diversos sectores
  • 14 milhões de euros para as companhias aéreas
  • 13.4 milhões de euros para sectores de águas e energia
  • 27 milhões de euros para cobertura de operações de cartões de credito, operadores de remessa, e casas de câmbio (9 milhões para cada sector)
  • 4 milhões de euros para o sector da saúde

Taxa de câmbio média e outras taxas

No final da semana, a taxa de câmbio média de referência de venda do dólar no mercado cambial primário era de 166.746 kwanzas, valor esse que se mantém inalterado. O euro estava disponível para venda a 186,300 kwanzas.

O Banco Nacional de Angola colocou no mercado primário um valor de 41.3 milhões de kwanzas em Títulos do Tesouro. Desses, 32.3 mil milhões foram em Bilhetes do Tesouro – BT – e 9 milhões de kwanzas foram em Obrigações do Tesouro, sendo que estas indexadas ao câmbio – OT-TXC.

No que toca às OT-TXC, estas formas emitidas em maturidades de 3 anos (taxa de juro nominal a 7%).

Para os BT, foram emitidos a:

  • 16.15% – 91 dias
  • 20.25% – 182 dias
  • 23.9% – 364 dias

Já a venda directa de títulos ao público, o BNA colocou um montante de 1.3 mil milhões em Bilhetes do Tesouro (91,186 e 364 dias) e Obrigações do Tesouro (3 anos).

O Banco Nacional de Angola também realizou operações de mercado aberto (OMA), de forma a manter a regulação monetária, num total de 68.9 mil milhões de kwanzas (7, 28, 63 dias de maturidade – 1.50%, 11%, 13% / ano, respectivamente).

No que diz respeito ao mercado interbancário, realizaram-se operações de cedência de liquidez sem garantia de títulos entre os bancos comerciais. Estas operações contaram com um montante acumulado de 20 mil milhões de kwanzas (1 a 14 dias de maturidades, com taxa média de juro a variar entre os 15 e os 22.32 %).

No último dia apurado, a Luibor overnight, tendo por base as cedências de liquidez que referi anteriormente, estava situada em 22%. Contava com uma variação de 0.26 % quando comparada com a semana anterior.




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Website Protected by Spam Master


error: Conteúdo Protegido !!