O Portal Bancos de Angola

É um espaço informativo de divulgação e educação voltado ao sector bancário angolano, suas ofertas, promoções, entrevistas, matérias, cotações, etc. Não devendo ser interpretado como substituto das entidades reguladoras do sector financeiro.

Venda de divisas desce 30% e volta a atingir mínimos do ano

A venda de divisas desceu 30% face à semana anterior, atingindo novos mínimos do ano. O Banco Nacional de Angola (BNA) vendeu à banca comercial divisas no valor de apenas 51.7 milhões de euros. A tendência está para baixar. Há semanas que tem vindo a diminuir a quantidade de divisas disponibilizadas.De acordo com o relatório semanal do Banco Nacional de Angola, onde constam informações sobre a evolução dos mercados cambial e monetário, entre os dias de 25 e 29 de Setembro, foram vendidos 51.7 milhões de euros em divisas, depois de 75.7 milhões de euros da semana passada, e 52.7 milhões de euros de há duas semanas.

Venda de divisas ainda se mantêm exclusivas em euros

De acordo com o relatório semanal do BNA, as divisas disponibilizadas ainda se mantêm exclusivamente em euros. Desde há um ano e meio que o dólar não é vendido pelo Banco Nacional de Angola à banca comercial.

Esta semana foram disponibilizadas divisas equivalentes a 57.8 milhões de dólares. Estas foram destinadas para cobrir operações de organismos e ministérios do Estado, num valor de 38.2 milhões de euros, e para as cartas de crédito do Banco Nacional de Angola, as quais cobriram operações dos sectores de bens alimentares, no valor de 13.4 milhões de euros.

A taxa de câmbio média de referência, no final da semana, para venda do mercado cambial primário continua praticamente inalterada nos 166.747 kwanzas o dólar, e nos 186.301 kwanzas o euro. Há 18 meses que a taxa de câmbio se mantêm praticamente a mesma, sem sofrer grandes alterações.

Devido à grande dificuldade em arranjar dólares, tem havido uma crescente corrida ao dólar nas ruas angolanas. Apesar de ilegal, é a única forma de se obter divisas estrangeiras. As kinguilas estão a vender um dólar-americano a aproximadamente 390 kwanzas.

Lembremos que nas ruas já se chegou a vender um dólar a 600 kwanzas. Há alguns meses que se tem assistido a uma descida do preço do dólar no mercado paralelo.




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Website Protected by Spam Master


error: Conteúdo Protegido !!