O Portal Bancos de Angola

É um espaço informativo de divulgação e educação voltado ao sector bancário angolano, suas ofertas, promoções, entrevistas, matérias, cotações, etc. Não devendo ser interpretado como substituto das entidades reguladoras do sector financeiro.

Venda de divisas conta com novas regras

O Banco Nacional de Angola (BNA) anunciou na passada sexta-feira que, a partir de agora, cada banco comercial passa a receber um mínimo de cinquenta mil dólares americanos por sessão de venda, divisas essas que se destinam à cobertura de operações de particulares, assim como cartões de marca internacional. 

BNA define novas regras para a venda de divisas

O BNA afirmou em comunicado que adoptou este critério de forma a responder à necessidade de ajustar a metodologia, assim como conferir transparência à atribuição de divisas estrangeiras aos bancos comerciais, principalmente nas sessões de venda, as quais são realizadas à quinta-feira, todas as semanas. Estas regras serão adoptadas enquanto o sistema de leilões não é reposto.

Este valor diz respeito apenas à cobertura de operações provadas com ajuda familiar, viagens, saúde, salários de trabalhadores expatriados, educação, cartões de marca internacional e remessa de dinheiro.

No comunicado do Banco Nacional de Angola, estabelece-se o montante total das operações para estes fins, o qual é atribuído conforme a quota de mercado do segmento em questão de cada um dos bancos.

Esta quota é calculada de acordo com as variáveis de depósitos e créditos do segmento de cada banco, fazendo uso dos dados do fecho contabilístico do mês anterior.

Volume de transacções do Banco Nacional de Angola

Depois que os bancos correspondentes norte-americanos deixaram de negociar dólares com o sistema bancário nacional, o Banco Nacional de Angola apenas transacciona no mercado primário de câmbios em euros.

Em Setembro, o BNA disponibilizou apenas 384 milhões de euros aos bancos comerciais a operar no país, sendo o valor mais baixo nos últimos dez anos.

Este foi um valor particularmente baixo, especialmente depois de ter injectado, em Agosto, um montante de 1.003 milhões de euros.

Entre o mês de Janeiro e Setembro, os bancos comerciais compraram mais de 9.070 milhões de euros em divisas ao BNA, valor este que apresenta uma média mensal superior a mil milhões de euros.

Em 2016, o total de transacções feitas pelo Banco Nacional de Angola aos bancos comerciais foi de quase 10 mil milhões de euros, o que equivale a uma média mensal de aproximadamente 985 milhões de euros.

esta injecção de divisas fez com que as Reservas Internacionais Líquidas caíssem para os 14.9 mil milhões de dólares, valor esse que é menos de metade daquele que era contabilizado antes da crise de 2014.

Estas reservas são necessárias para garantir a importação de vários produtos, como alimentos, maquinarias, matéria-prima.

Fonte: Jornal de Angola




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Conteúdo Protegido !!