O Portal Bancos de Angola

É um espaço informativo de divulgação e educação voltado ao sector bancário angolano, suas ofertas, promoções, entrevistas, matérias, cotações, etc. Não devendo ser interpretado como substituto das entidades reguladoras do sector financeiro.

Angolana Unitel aprova acordo sobre bancos de Fomento Angola e BPI

Unitel BPI

Fonte: MacauHub
A empresa angolana de telecomunicações Unitel, que controla 49,9% do Banco de Fomento Angola, deu a sua aprovação à negociação a decorrer entre a empresária Isabel dos Santos e o grupo espanhol La Caixa a propósito do banco português BPI, noticiou o jornal Expresso.

A solução passa pela compra da posição de 18,6% de Isabel dos Santos no BPI pelo La Caixa e a venda à empresária angolana da posição de controlo do banco português (51,1%) no Banco de Fomento Angola (BFA).

O Expresso escreveu que essencial do acordo já está ultimado e que o preço, o ponto mais sensível, já está definido.

Este acordo permite resolver o impasse que se estava a verificar há meses a tempo de cumprir o prazo definido pelo Banco Central Europeu – 10 de Abril – para resolver o problema da exposição excessiva do banco BPI relativamente a Angola, um país que perdeu a equivalência da supervisão.

O Banco BPI tem actualmente como principais accionistas o CaixaBank (44,10%), a Santoro Finance – Prestação de Serviços (18,58%), Allianz SE (8,42%) e a HVF, SGPS (2,68%) e controla 50,1% do Banco de Fomento Angola, embora haja um acordo parassocial que limita os direitos de voto a 20%. (Macauhub/AO/PT)




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Website Protected by Spam Master


error: Conteúdo Protegido !!