O Portal Bancos de Angola

É um espaço informativo de divulgação e educação voltado ao sector bancário angolano, suas ofertas, promoções, entrevistas, matérias, cotações, etc. Não devendo ser interpretado como substituto das entidades reguladoras do sector financeiro.

Transferências Bancárias via ATM (Multicaixa) – Vantagens e Limitações

 

Luanda | Por: Stélio Feijó | 24 de Junho de 2014
 
O Portal dos bancos de Angola, esteve a analisar algumas das questões mais pesquisadas em nosso site, e esta (no título) é de facto uma das mais pesquisadas e importantes, dai que faremos uma pequena resenha à volta do assunto.
 
Em Angola e em vários outros países é possível serem efectuadas transferências interbancárias (entre bancos diferentes), e mesmo entre contas do mesmo banco, graças a duas plataformas de serviços, uma rede, e um banco processador.
 
No caso de Angola a rede é a Multicaixa, e a entidade que gere esta rede é a EMIS, e o banco que faz a compensação é o BNA, o banco central.
 
Tudo funciona num sistema seguro, com comunicação via internet, daí alguns transtornos registados neste campo, uma vez que em alguns casos as comunicação à nível do país falham e a rede multicaixa consequentemente fica afectada.
 
Quais os benefícios de fazer transferências via ATM (Multicaixa)?
 
Entre várias outras facilidades apontamos a segurança, a rapidez e a eficiência do serviço e a gratuidade.
 
Falando da segurança, imagina que alguém queira pagar um carro usado que custe AKZ 600.000,00 ou o equivalente a USD 6.000,00 e o proprietário solicite o valor do bem em sua conta à ordem, ao invés de dirigir-se até uma agência bancária com esta quantia de dinheiro, pode sempre fazê-lo via ATM, evita andar com uma “enorme” quantia de dinheiro em cash, e ser perseguido por meliantes.
 
Quanto à rapidez e eficiência, podemos comparar aqui as transferência via balcão, que em alguns casos demoram mais de três dias, para serem processadas, e os erros do ponto de vista humano estão mais propensos a ocorrerem, porém ao fazer uma transferência via multicaixa, o montante chega no dia útil seguinte (em situações normais).
 
Outra grande vantagem é a possibilidade de transferências do mesmo banco serem processadas em real-time, na hora! Imagina que a resposta do seu banco à rede seja em tempo real, e você precise fazer uma transferência de uma conta à ordem para outra, do mesmo banco, isso é feito e o valor fica disponível na conta do destinatário no mesmo dia, caso esta transferência seja feito em horário útil bancário, nomeadamente entre às 08:00 às 15:00, depois disto, podem apresentar-se algumas dificuldades.
 
Uma das vantagens que se pode apontar como a maior, é a gratuidade dos serviços, toda e qualquer transferência multicaixa é totalmente gratuita, livre de taxas, comissões ou impostos.
 
Algumas “desvantagens” e/ou limitações
 
Na verdade não seria correcto descrever como desvantagens por isso coloquei a palavra entre aspas.
Na rede multicaixa existe limitação no valor a transferir, não são efectuadas transferências superiores a 1milhão de Kwanzas (1.000.000,00)
Isto para alguns pode ser um empecilho, porém em casos de roubos, fraudes, ou uso indevido dos cartões o limite não passaria de um milhão de kwanzas por dia.
 
Outra limitação é a indisponibilidade dos serviços ao fim-de-semana, e chega a ser uma vantagem também visto que ao fim de semana, a ocorrência de roubos e uso indevido é maior do que nos dias úteis da semana.
 
Outra limitação é a natureza das contas, não é possível transferir valores de uma conta em Kwanzas por exemplo, para uma conta em Dólares, ou euros.
Isto também se aplica a determinadas contas com limitações, ou funções especiais, como é o caso das contas “dólar mais”, ou vantagem mais, normalmente são contas em moeda estrangeira onde não são cobradas despesas de levantamentos em balcão, então, estas contas em regra geral têm a limitação de não receberem transferências, apenas depósitos.
 
Até agora são estas algumas das coisas mais importantes que nos apraz informar, o texto é livre, e pode conter informações não absolutamente exactas do ponto de vista técnico, porém são do conhecimento geral, e práticas para o dia-à-dia.
 
Com o tempo poderemos actualizar as informações, se necessário.
 
Fique atendo à Segunda parte do tema Transferências Bancárias via ATM (Multicaixa), no próximo artigo falaremos exactamente como efectua-la, passo à passo.




19 thoughts on “Transferências Bancárias via ATM (Multicaixa) – Vantagens e Limitações

  1. Lauriano

    Algumas vezes não consigo efetuar a transferência no multcaixa sobretudo em contas de bancos diferentes porque será?

    Reply
    1. BancosdeAngola Post author

      Prezado Sr. Lauriano.
      Antes de mais agradecemos a sua interação.
      Relativamente a sua questão, informamos que as transferências via multicaixa são debitadas na conta do ordenador instantaneamente, e creditadas no destinatário via compensação no dia útil seguinte. Uma das condições para que funcione é que o banco esteja em “realtime” no momento da transacção, ou seja se no momento da transferência um dos bancos estiver “em off” a transação poderá não ser processada. Assim sugerimos que não faça antes das 9h nem depois das 15h, pois dentro deste intervalo, normalmente os bancos estão em normal funcionamento.

      Reply
  2. Lucas Afonso de Oliveira

    O meu irmão fez uma transferência via ATM da conta dele BFA, para a minha BIC.
    Ligou-me as 8:00, ele disse-me que já tinha feito a transferência. Fui consultar as 11:30h, não havia nada, será que só terei este valor na Seg.-feira, sendo hoje Sexta-feira?
    OBRIGADO.

    Reply
    1. BancosdeAngola Post author

      Prezado, obrigado pelo contacto, reflecte na segunda feira, chega sempre no dia útil seguinte

      Reply
  3. Alice Pinheiro

    Não consigo efectuar transferências de uma conta BFA para uma conta no Banco Sol, em horário algum. Porquê?

    Reply
  4. Lucas Mateus

    Boa tarde,

    Gostaria de saber qual o valor cobrado pela transferencia via ATM de um Banco para outro Banco.

    Obrigado

    Reply
    1. BancosdeAngola Post author

      Boa tarde prezado,

      Agradecemos pelo contacto, a transferência é totalmente isenta de custos tanto por parte do ordenante como do beneficiário

      Reply
  5. José Manuel

    Bom dia.
    tenho uma dúvida relacionada as transferências interbancárias via multicaaixa: caso alguém faça uma transferência para uma conta errada (errando o IBAN), num fim-de-semana, por exemplo, teria como anular a transferência ou “reclamar” os seus valores?

    Reply
  6. José Manuel

    boa tarde caríssimos!
    se um cliente efetuar um transferencia multi banco, via multicaixa numa conta errada, quais sao os procedimentos para a resolução deste assunto? ou seja, neste caso, que possibilidades o cliente tem em “resgatar” os seus valores?

    Reply
  7. Manito Monteiro

    Tenho uma dívida cujo tempo de reembolso é 5 meses. Paguei 2 e tenho feito por transferência via ATM (Multicaixa). Não há um tipo de transferência periódico que eu possa fazer marcando um data própria para que quando esta (data) chega se debite automaticamente da minha conta o valor correspondente e ser transferido na conta de quem eu devo?

    Reply
    1. Washington Freitas

      Prezado Sr.
      Antes de mais agradecemos a sua interação.
      Relativamente a sua questão, a mesma foi encaminhada a nosso setor de relacionamento, que em breve esclarecerá suas dúvidas.

      Reply
      1. Gilberto António

        Olá! Saudações

        Eu tenho sérias dúvidas com relação ao código IBAN, eu vivo no exterior e o código IBAN não é usado para se fazer as transferencias mas sim o swift code que é composta por algumas letras.

        Não sei como fazer a transferencia via ATM uma vez que o meu banco não tem um código IBAN mas sim swift code.

        Reply
        1. BancosdeAngola Post author

          Saudações caro amigo,

          Antes de mais agradecemos pelo contacto.
          Via ATM pode apenas fazer transferências dentro da rede multicaixa e com NIB ou NBA (Número Bancário Angolano)
          Para fazer transferências para o exterior deve deslocar-se a um banco comercial, e perguntar os procedimentos para tal, normalmente deverá encaixar-se em algum tipo de operação permitida pelo banco, como por exemplo, viagens, ajuda familiar, pagamentos etc, devidamente justificados documentalmente, adicionalmente deverá também fazer uma compra de divisas junto do banco, para o caso de não ter moeda estrangeira disponível em sua conta, e ainda terá despesas associadas à operação.

          Reply
    2. Washington Freitas

      Prezado Srº Manito Monteiro,

      Em resposta a sua questão, informamos que Sim, basta ir ao banco e pedir transferência bancaria permanente, poderão ser cobrados custos.

      Nos dispomos a esclarecer quaisquer dúvida.

      Reply
  8. Elvira Miguel Pedro

    Bom dia Banco Bic

    E possivel fazer uma transferencia de uma conta bic em dolar para conta sol em dolar? pesa alguma taxa sobre a operação?

    Reply
  9. César Domingos

    Estou Grato pela informação, estava totalmente inocente de tudo. porém o conteúdo foi bem explicito. Ajudou me bastante e hoje faço as minhas transferência normalmente.

    OBRIGADO

    Reply
    1. BancosdeAngola Post author

      Ficamos felizes em saber que a matéria lhe tenha sido útil, este é o nosso foco.
      Nós agradecemos a sua presença no nosso site. Sucesso!

      Reply

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Conteúdo Protegido !!