Search
24 de September de 2017
  • :
  • :

O Portal Bancos de Angola

É um espaço informativo de divulgação e educação voltado ao sector bancário angolano, suas ofertas, promoções, entrevistas, matérias, cotações, etc. Não devendo ser interpretado como substituto das entidades reguladoras do sector financeiro.

Totta ganha 39 milhões com venda à CGD de banco em Angola.

totta

Fonte: jornal de negócios

O lucro do Totta subiu 48,7% nos primeiros nove meses do ano. A venda da posição no Caixa Totta Angola ajudou o lucro. Mas mesmo sem Angola, o resultado do banco teria registado um ganho de 30%.

O Santander Totta saiu do capital do Banco Caixa Geral Totta Angola. Nessa operação de venda da posição ao seu parceiro nesta unidade angolana, a Caixa Geral de Depósitos, o banco liderado por António Vieira Monteiro obteve uma mais-valia de 39 milhões de euros.

“No terceiro trimestre de 2015, o Santander Totta exerceu a opc¸a~o de venda da sua participac¸a~o no capital da Partang (49%), que por sua vez detinha uma participac¸a~o de 51% no capital do Banco Caixa Geral Totta Angola (BCGTA), nos termos de um acordo celebrado em Junho de 2009. Com esta operac¸a~o o Santander Totta registou uma mais-valia de cerca de 39 milho~es de euros”, assinala a instituição no comunicado de resultados dos primeiros nove meses do ano, em que foi registado um lucro de 176,7 milhões de euros.

Os 39 milhões de euros dizem respeito à mais-valia obtida pelo Totta, isto é, a diferença entre o que recebeu com a venda da sua posição de 49% na “holding” que controla o banco angolano e aquilo que havia investido na sua aquisição. O valor do negócio, isto é, o montante pago pela CGD e recebida pelo banco do grupo espanhol não foi anunciado publicamente.

Esta mais-valia impulsionou a rubrica de operações financeiras nos primeiros nove meses do ano, que avançou 21,9% para 110,2 milhões de euros, e, daí, os lucros, que ascenderam 176,7 milhões, mais 48,7% que em igual período do ano passado.

Mesmo sem Angola, o resultado líquido do Santander Totta teria subido 30%, segundo disse Manuel Preto, administrador com o pelouro financeiro, na conferência de imprensa de apresentação de resultados.

O banco angolano, que teve origem no Totta, pertence agora ao banco público, e vai mudar a sua denominação.

A CGD tinha 51% da Partang, sociedade detida em 49% pelo Totta: a entidade do grupo espanhol exerceu um direito de venda – o que obrigou a CGD a adquirir aquela posição. Por sua vez, a Partang tem 51% do banco do Caixa Totta – os restantes accionistas deste banco angolano são a petrolífera Sonangol e os empresários Jaime Freitas e António Mosquito, de acordo com o site da instituição.




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Website Protected by Spam Master


error: Conteúdo Protegido !!