Search
19 de September de 2017
  • :
  • :

O Portal Bancos de Angola

É um espaço informativo de divulgação e educação voltado ao sector bancário angolano, suas ofertas, promoções, entrevistas, matérias, cotações, etc. Não devendo ser interpretado como substituto das entidades reguladoras do sector financeiro.

Tipos de contas bancárias disponíveis

Quando você vai a um banco para abrir uma nova conta, você terá uma variedade de tipos e recursos de conta para escolher. Será que escolherá uma conta de movimentação básica, ou uma conta que rende juros? Seja qual for o seu caso, será útil útil primeiro entender as diferenças entre os tipos de contas bancárias mais comuns

Aqui estão algumas definições para ajuda-lo a associar suas necessidades bancárias ao tipo certo de conta:

 Conta corrente

A conta corrente oferece fácil acesso ao seu dinheiro para suas necessidades transacionais diárias e ajuda a manter seu dinheiro seguro. Os clientes podem usar um cartão de débito ou cheques para fazer compras ou pagar contas. As contas podem ter diferentes opções ou pacotes para ajudar a renunciar a certas taxas de serviço mensal. Para determinar a opção mais econômica, compare os benefícios dos diferentes pacotes de verificação com os serviços que realmente precisa.

Conta Poupança

A conta poupança permite acumular juros sobre os fundos que você guardou para as necessidades futuras. As taxas de juros pode ser agravada em uma base diária, semanal, mensal ou anual. As cadernetas de poupança variam de acordo com as taxas mensais de serviço, taxas de juros, método utilizado para calcular os juros e depósito mínimo de abertura. Compreender termos e benefícios da conta permitirá uma decisão mais informada sobre a conta mais adequada para suas necessidades.

Depósitos à Prazo

Permitem ao cliente investir o seu dinheiro a uma taxa de juro fixada por um período pré-determinado de tempo. DPs muitas vezes têm taxas de juros mais altas do que as contas poupança tradicionais, porque o dinheiro que você deposita é prezo pelo prazo em que o depósito durar – que podem variar de alguns meses a vários anos. Antes de abrir uma DP certifique-se que não vai precisar dde recorrer a este fundo antes que termine o prazo, como primeiros levantamentos podem ter sanções financeiras, ou penalização de juros.

Depois de entender os tipos de contas a maioria dos bancos oferecem, você pode começar a determinar qual opção pode ser boa para si.

Mas saiba que as contas bancárias também podem ser classificadas quanto a sua classe, e a sua natureza de movimentação, à parte das noções apresentadas acima.

Nesta ordem de ideias podemos ainda classificá-las em dois grupos, singulares ou coletivas:

Conta individual ou singular

A abertura de uma conta individual ou em nome de uma só pessoa ou entidade (singular), restringe as hipóteses de movimentações a uma única pessoa. Tal é uma segurança em termos de movimentações indesejadas, mas também pode ser um inconveniente, por exemplo em caso de doença ou incapacidade temporária para deslocações.

Conta colectiva

A conta bancária colectiva ou mista pressupõe mais de 2  titulares, assim  são co-titulares dos fundos aí depositados. A movimentação da conta dá origem a uma sib-classe, pois se existem casos em que qualquer dos titulares pode fazer movimentos, outros há em que apenas em conjunto, no mínimo por 2 dos seus titulares é possível esse movimento.

Conta Colectiva Solidária

Este tipo de conta permite que qualquer dos seus títulares faça movimentos, tal como levantamentos sem necessidade de informar os outros titulares, são as contas mais comuns nas famílias pois facilitam

Conta Colectiva Mista

Todos os titulares tem de intervir e autorizar os movimentos deste tipo de contas, assim não existe hipótese de retiradas de dinheiro do banco . Este é tipo de conta utilizado utilizado por condomínios.

Conta Colectiva Conjunta

A movimentação deste tipo de conta é muito restritivo, apenas com a autorização de todos os titulares da conta é possível fazer movimentos. Pode ser utilizada quando não existe muita confiança entre os membros da conta.

Supomos que agora esteja bem preparado para de ir à um banco e abrir uma conta que se adapte às suas necessidades.




11 thoughts on “Tipos de contas bancárias disponíveis

  1. Ricardo

    É possivel ter uma conta colectiva conjunta, em que os titulares são duas empresas totalmente distintas e independentes?

    Obrigado

    Reply
    1. BancosdeAngola Post author

      Saudações prezado Sr. Ricardo,
      Para uma conta são necessários um contrato e entidades, para este caso entidades serão pessoas.
      É possivel ter uma conta conjunta, porém os interveniêntes terão de ser entidades físicas particulares, ou seja pessoas individuais, e estes é que podem ser representantes das empresas independentes, daí na altura da abertura da conta ditarão as condições de movimentação. Por exemplo: Empresa “A” é representada por António e Empresa “B” é representada por Ricardo, pode-se abrir uma conta Conjunta “Z” com dois titulares ou mais (entidades), então os titulares não serão a Empresa A e B, mas sim António e Ricardo.
      Para maior esclarecimento visite uma das agências bancárias de angola e exponha a questão.

      Reply
  2. Lauriano

    As contas bancárias têm algum custo? ou seja do dinheiro necessário para abertura da conta é descontado pela abertura da conta?

    Reply
    1. BancosdeAngola Post author

      Saudações prezado Sr. Lauriano.
      Agradecemos pela sua interacção. Informamos que nos bancos de Angola não é cobrada qualquer taxa relacionada à abertura de conta, eventualmente alguns bancos cobrarão por alguns serviços associados à conta, existem também bancos que cobram despesas de manutenção, mas isso pode ser mensalmente, trimestra, semestral ou mesmo anualmente, mas são poucos os bancos que cobram tais despesas. Sugerimos que se dirija ao banco que queira abrir conta e solicite informações sobre despesas ou taxas associadas à conta.

      Reply
  3. Daniel de Castro

    Boa tarde a vasta equipa do Portal!
    gostava de saber se a impressão das cédulas(notas) do kwanza são feitas em Angola pelo BNA ou são encomendadas do exterior?
    Quanto a questão das contas bancárias, foi esclarecedor e obrigado!

    Reply
    1. Stélio Feijó Post author

      Saudações prezado,
      Não temos informação oficial relativamente a isso, caso venhamos a ter entraremos em contacto.

      Reply
    2. Rosimeiro Alaerson Gerónimo Uliengue

      Boa tarde Exmo. Sr Daniel de Castro

      O BNA só emite no mercado, quem os fabrica é outra entidade ok meu caro.
      por isso é que tens ouvido (fazer dinheiro custa dinheiro).

      Reply
  4. Hélder Honorato de Oliveira

    Prezados senhores ,

    Temos a intenção de fazer um deposito a prazo , sei que vocês possuem pacotes bastante atraentes , solicitei nos vossos balcões mas infelizmente ja não tinham este folheto.

    Podem me enviar , estes pacotes para o meu email ?? !!!Obrigadissimo

    Reply
  5. Stélio Feijó Post author

    Saudações prezado Sr. Helder, gratos pelo contacto, mas infelizmente informamos que este portal aborda apenas informações suponho que nos tenha confundido com o BNA.

    Para aplicações pode ir a um banco comercial ou directamente ao BNA.

    Reply

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Website Protected by Spam Master


error: Conteúdo Protegido !!