O Portal Bancos de Angola

É um espaço informativo de divulgação e educação voltado ao sector bancário angolano, suas ofertas, promoções, entrevistas, matérias, cotações, etc. Não devendo ser interpretado como substituto das entidades reguladoras do sector financeiro.

Taxa de juros é reduzida pelo BNA

O Banco Nacional de Angola anunciou que cortará a taxa básica de juro em meio percentual. A taxa que antes era de 9,25 por cento, fixada em 25 de novembro de 2013, passará ao valor de 8,75% ao ano no mercado angolano. A decisão foi tomada no final do mês passado, o comunicado foi divulgado na reunião mensal do Comitê de Política Monetária do BNA. A redução pôde acontecer graças à trajetória descendente da taxa de juros, o que permitiu estimular a concepção de crédito ao setor real da economia, mantendo a tendência favorável.

Em junho desse ano, a taxa de inflamação mensal foi de 0,57%, valor inferior em relação ao mesmo período do ano passado.  As taxas cobradas na área de vestuário e calçados foi a que mais passou por variações, cerca de 1,35%. Já a inflamação de alimentação e bebidas não alcoólicas  foi a que mais contribuiu para a inflação registrada no mês de maio, com 0,19 pontos.

Na mesma reunião, outra decisão relativa à cobrança de juros foi tomada: a de reduzir a taxa de Cedência de Liquidez em 0,25%, passando de 10 para 9,75% ao ano, mantendo inalterada a taxa de Absorção de Liquidez em 1,75% ao ano. A taxa Luibor overnight situou-se em 2,94%, com maturidade de três a doze meses nos 7,32% e 9,57%, respectivamente.

O Comitê de Política Monetária declarou que o crédito à economia cresceu em 14,56% nos últimos doze meses, atingindo os 3.153 mil milhões de kwanzas (cerca de 24,2 mil milhões de euros).

Uma nova reunião do BNA acontecerá no próximo dia 25.

 




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Conteúdo Protegido !!