O Portal Bancos de Angola

É um espaço informativo de divulgação e educação voltado ao sector bancário angolano, suas ofertas, promoções, entrevistas, matérias, cotações, etc. Não devendo ser interpretado como substituto das entidades reguladoras do sector financeiro.

Sistema de pagamento é destacado por BNA

 

Recentemente, o vice-governador do Banco Nacional de Angola, Ricardo de Abreu, destacou a relevância dos sistemas de pagamentos em Angola como um dos fatores essenciais para o desenvolvimento social do país. Na abertura da Conferência sobre Sistemas de Pagamentos, ele citou que o sistema citado tem sido muito bastante fundamental e eficaz no controle de crises financeiras e na promoção do crescimento económico do país.

Mas tendo em vista o actual mercado económico, o novo sistema de pagamento requer do banco central muitas responsabilidades muito concretas em termos de necessidades. Entre essas responsabilidades impostas estão o incentivo a inovação e o desenvolvimento de novos serviços e o asseguramento da regulação, supervisão e “oversight”. O Banco Nacional de Angola procura cumprir essas metas sem perder o foco da estabilidade do sistema financeiro. Além disso, é fundamental que os intervenientes nesse processo estejam conscientes desta realidade, para que se possa tirar o máximo benefício da aplicação desses princípios para as instituições do mercado financeiro nacional.

O processo de consciencialização torna-se mais relevante devido à função do crescente nível de operações de bancos que o país registra, aumentando a responsabilidade dos intervenientes neste processo. Entre os principais intervenientes no processo, podemos destacar os bancos, as empresas de prestação de serviços de pagamentos, de comunicações e tecnologias de informação. Os modernos serviços de pagamento estão especialmente relacionados com as inovações ao nível das tecnologias de informação, sendo dependentes dos serviços das empresas de tecnologia e infraestruturas de comunicações.

Essa interdependência e crescente interligação entre bancos e empresas coloca muitos desafios particulares no processo, tendo em vista que estamos diante de setores com regulamentações específicas, reguladores próprios e preocupações diferentes. A conferência sobre Sistemas de Pagamento, promovido pelo Banco Nacional de Angola, visa analisar a implementação de serviços de pagamentos móveis, o novo esquema da moeda virtual e principalmente o risco dessa implantação. Actualmente, registra-se uma constante modernização no Sistema de Pagamentos de Angola, com a introdução de vários serviços e instrumentos de pagamentos, facilitando a realização das transações dentro do sistema financeiro angolano.




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Website Protected by Spam Master


error: Conteúdo Protegido !!