O Portal Bancos de Angola

É um espaço informativo de divulgação e educação voltado ao sector bancário angolano, suas ofertas, promoções, entrevistas, matérias, cotações, etc. Não devendo ser interpretado como substituto das entidades reguladoras do sector financeiro.

Saída de Valter Filipe do Banco Central marcada por mínimos de venda de divisas

A venda de divisas à banca comercial pelo Banco Nacional de Angola caiu 67% na última semana, para 74.5 milhões de euros, mínimos do ano, concluindo-se assim a liderança de Valter Filipe como Governador do BNA. Na última semana a venda de divisas por parte do BNA à banca comercial caiu 67%, face à anterior, ficando assim em mínimos do ano, de 74.5 milhões de euros. E assim fecha-se a liderança de Valter Filipe no Banco Nacional de Angola.

Estes dados foram recolhidos pelo BNA, e publicados no relatório semanal sobre a evolução dos mercados cambial e monetário para os dias de 23 a 27 de Outubro.

Estes resultados aparecem depois dos 226.3 e 122.2 milhões de euros nas duas semanas anteriores.

Dividas disponibilizadas equivalentes a 83.2 milhões de dólares

De acordo com o documento, as divisas disponibilizadas, equivalentes a 83.2 milhões de dólares, deram para cobrir, essencialmente, necessidades de operações dos sectores industrial e de importações de alimentos, 22.7 e 20.5 milhões de euros respectivamente.

De acordo com o Banco Nacional de Angola, as divisas cobriram também necessidades das importações do sector da agricultura, 14.9 milhões de euros, e necessidades das companhias aéreas a operar no país, 6.6 milhões de euros.

As empresas operadoras de remessas para o exterior e as casas de câmbio também voltaram a receber divisas, depois de várias semanas sem receberem. Cada sector recebeu 4.5 milhões de euros.

A taxa de câmbio média de venda do mercado cambial primário na última semana situava-se nos 166.748 kwanzas / dólar e 186.302 kwanzas / euro.

José de Lima Massano é o novo governador do BNA

João Lourenço, o actual Presidente angolano, nomeou esta sexta-feira para o cargo de governador do Banco Nacional de Angola José de Lima Massano. Valter Filipe foi assim exonerada, a seu pedido, do cargo onde actuava desde Março de 2016.

Durante o discurso anual do Presidente João Lourenço no dia 16 de Outubro, na Assembleia Nacional, destacou a gestão de divisas como um desafio a ultrapassar. Durante o discurso já deixava antever as mudanças dentro do banco central.

Este vem numa altura em que as Reversas Internacionais Líquidas de Angola se encontram em forte queda, e por isso o Presidente aponta a grande necessidade destas serem protegidas, mas sem que isso prejudique a recuperação económica do país.

De acordo com as suas declarações, o importante agora é encontrar os melhores mecanismos para que as divisas disponíveis deixem de beneficiar somente um grupo reduzido de empresas, e que consigam beneficiar grandes importadores de bens de consumo, matérias-primas e equipamentos, os quais garantam o fomento da produção nacional.

Enfatizou ainda que importa impedir que a venda de divisas seja uma forma de exportação de capitais encapotada, sem qualquer benefício para Angola.




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Website Protected by Spam Master


error: Conteúdo Protegido !!