O Portal Bancos de Angola

É um espaço informativo de divulgação e educação voltado ao sector bancário angolano, suas ofertas, promoções, entrevistas, matérias, cotações, etc. Não devendo ser interpretado como substituto das entidades reguladoras do sector financeiro.

O Banco de Desenvolvimento de Angola está a receber projectos de investimento acima de 10 milhões de dólares

O Banco de Desenvolvimento de Angola – BDA – recebeu projectos de investimento para análise com valores superiores a 10 milhões de euros, para posterior financiamento pela linha de crédito do Banco de Desenvolvimento da Bielorrússia. 

Linha de crédito do Banco de desenvolvimento da Bielorrússia financia projectos de investimento em Angola

Este financiamento de projectos de investimento em Angola é feito pela linha de crédito que foi disponibilizada pelo Banco da Bielorrússia, o qual se encontra no âmbito do acordo feito entre os dois bancos em Junho deste ano.

Abraão Gourgel, presidente do conselho de administração do BDA, foi quem fez o anúncio, em Luanda, depois do encontro com o ministro das Finanças e o ministro da Indústria da Bielorrússia.

O presidente do conselho de administração afirmou que os investidores têm de reunir as condições que são exigidas pela linha de crédito, quer em termos de idoneidade, quer em termos de capacidade de gestão e técnica. Só comprovados os requisitos poderão ver aprovados os projectos pelo Banco de Desenvolvimento da Bielorrússia.

Os empresários que reúnam todas as condições exigidas poderão ter acesso ao financiamento. Todos eles passam por uma análise de risco feita pelo Banco de Desenvolvimento de Angola, o qual actua como gestor em nome do Banco da Bielorrússia.

Acrescentou-se ainda que serão privilegiados os projectos que se encontrem ligados às áreas inscritas no Plano Intercalar de Outubro de 2017. No futuro serão privilegiados os projectos que se encontrem ligados ao plano de desenvolvimento de médio prazo, como Indústria, Agricultura, Minas e Geologia.

Nesta fase estão em prioridade os projectos que se encontram envolvidos com a exportação de produtos e aqueles que resultam na substituição das importações nacionais.

Actualmente o BDA e o Banco da Bielorrússia estão na fase de operacionalização do acordo, para depois começarem com o processo de financiamento.

O ministro da Bielorrússia mostrou disponibilidade durante o encontro para cooperar com Angola em áreas diversas, como no caso do Petróleo, por exemplo, com a refinação do óleo bruto, assim como na Agricultura e na Geologia.

De acordo com as declarações de Vitaly Vovk, ministro da Indústria da Bielorrússia, o montante da linha de crédito está dependente dos projectos apresentados pelos investidores.

Afirmou ainda que o país se encontra focado num processo de compra e venda, assim como na montagem de fábricas de montagem de tractores. O país tem também intenções de formar quadros nacionais nos domínios da cooperação bilateral.

Nesta primeira fase a Bielorrússia pretende investir na construção de máquinas pois, segundo o ministro, é esta a grande locomotiva para o desenvolvimento do país.

Fonte: Jornal de Angola




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Conteúdo Protegido !!