Search
23 de September de 2017
  • :
  • :

O Portal Bancos de Angola

É um espaço informativo de divulgação e educação voltado ao sector bancário angolano, suas ofertas, promoções, entrevistas, matérias, cotações, etc. Não devendo ser interpretado como substituto das entidades reguladoras do sector financeiro.

Notas da Família do Kwanza de 1999 saem de circulação

As notas da Antiga família do Kwanza (Série de 1999) têm hoje terminado o seu prazo de  circulação, dando assim espaço exclusivo às notas da nova família do Kwanza (Série de  2012), segundo o BNA nos termos da autorização concedida pela Assembleia Nacional, através da Lei n.º 20/12, de 30 de Julho.

Notas da Antiga Família do Kwanza

 

As notas da Antiga família circulavam em simultaneo com as da nova família, estas últimas que foram colocadas em circulação desde o dia 18 de Fevereiro de 2013.

O BNA afirma que as moedas da nova família do Kwanza são mais seguras, e que a retirada das notas da série de 1999 está assegurada.

À partir do dia 1 de Janeiro de 2015 as moedas autorizadas para serem meios de pagamento em transacções comerciais são as notas da nova família do Kwanza que são as moedas metálicas  de 50 cêntimos, 1, 5 e 10 Kwanzas e mais recentemente, ao 23 de Dezembro, foram inseridas no mercado as novas moedas de 20 Kwanzas. Quanto às notas temos as de valor facial de 50, 100, 200, 500, 1000, 2000 e 5000 Kwanzas. Na ocasião do Lançamento da nova moeda de 20 Kwanzas o Governador do BNA, anunciou que adicionalmente serão lançadas em Novembro de 2015 as moedas metálicas de valor facial de 50 e 100 Kwanzas.

Para evitar embaraços para a população que ainda tenha em posse as notas da antiga família do Kwanza e completar o processo de substituição das moedas, o BNA garantiu que as notas da antiga família do Kwanza continuam a ser aceites para depósitos de 1 de Janeiro de 2015 à 30 de Junho de 2015 nos bancos comerciais, logo de seguida, ou seja, desde 1 de Julho de 2015 à 31 de Dezembro de 2019 decorrerá o processo de substituição das notas antigas, por igual valor em notas da Nova Família do Kwanza denominada “Série – 2012”, nos serviços centrais do Banco Nacional de Angola e suas Delegações Regionais, ou outros pontos que venham a ser indicados oficialmente pelo Banco Nacional de Angola.

Desde a parte Final de Novembro ao início de Novembro, parte da população mostrava-se receosa em receber as notas da antiga família do Kwanza, e alguns comerciantes até mesmo recusavam e populares também rejeitavam-nas como troco, em resposta, (embora o BNA já tivesse previamente anunciado que a saída de circulação seria apenas ao 31 de Dezembro) o BNA moveu uma campanha massificada de informação nos mais abrangentes meios da comunicação social.

Desde já, os bancos comerciais recebem normalmente as antigas notas em depósitos e supõe-se que pelo menos a maior parte da população activa em transacções comerciais tomou conhecimento do aviso.

 




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Website Protected by Spam Master


error: Conteúdo Protegido !!