Search
24 de September de 2017
  • :
  • :

O Portal Bancos de Angola

É um espaço informativo de divulgação e educação voltado ao sector bancário angolano, suas ofertas, promoções, entrevistas, matérias, cotações, etc. Não devendo ser interpretado como substituto das entidades reguladoras do sector financeiro.

MINFIN: PCA destaca apoio do BDA no processo de desenvolvimento da economia angolana

PCA BFA

Fonte:  Portal do Ministério das Finanças

O Presidente do Conselho de Administração do Banco de Desenvolvimento de Angola, Manuel Neto Costa destacou esta sexta-feira, na cidade do Lobito, província de Benguela, o apoio do BDA no processo de desenvolvimento da economia nacional.

Falando no segundo dia do VIII Conselho Consultivo do Ministério das Finanças, o gestor recordou que o BDA desde a sua criação, em 2006, já apoiou 960 projectos diversos, 241mil milhões de Kwanzas, o valor da carteira de crédito cedido.

No que toca aos sectores, apontou a agricultura e pecuária, indústria, materiais de construção, construção civil e comércio e serviços.

Fazendo uma incursão sobre a carteira de crédito do BDA, revelou, que o mesmo encontra-se actualmente sob forte pressão. “Cerca de 70% da carteira (169 mil milhões de kwanzas) encontra-se em incumprimento e 35% é extrapatrimonial. Apenas 30% da carteira está em estado regular, representando 72 mil milhões de kwanzas”.

O Banco de capitais públicos lançou, em Julho de 2016, o Programa de Transformação do Banco. Segundo Neto Costa, este Programa tem objectivos bem definidos e passam por seis vectores principais, nomeadamente: A definição e implementação, visão e prioridades claras de financiamento de modo a maximizar o impacto dos recursos do Banco, restruturação da carteira de crédito actual de modo a maximizar a viabilização de projectos em curso e o retorno para o Banco, dotar o BDA e seus colaboradores de ferramentas, processos, capacitação e melhores práticas para optimizar a gestão do novo crédito originado.

Outros pontos insertos no programa de transformação, prendem-se, com a conclusão do alinhamento da estrutura organizativa com o modelo proposto promovendo a responsabilização pelos resultados, o reforço da capacidade do Banco em acompanhar e suportar os projectos financiados, de modo a maximizar a viabilização dos mesmos, bem como o fortalecimento da capacidade da instituição na gestão integrada de riscos no longo-prazo.

O Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) é uma instituição financeira pública criada ao abrigo do Decreto 37/06 de 7 de Julho de 2006 do Conselho de Ministros, com o objectivo de apoiar o crescimento económico sustentado do país.

O BDA constitui-se num instrumento privilegiado para o financiamento do desenvolvimento da economia nacional à luz do Programa de Desenvolvimento Económico e Social do Governo e da Estratégia Nacional de Desenvolvimento de Longo Prazo.




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Website Protected by Spam Master


error: Conteúdo Protegido !!