O Portal Bancos de Angola

É um espaço informativo de divulgação e educação voltado ao sector bancário angolano, suas ofertas, promoções, entrevistas, matérias, cotações, etc. Não devendo ser interpretado como substituto das entidades reguladoras do sector financeiro.

MinFin: Banco Mundial financia produção de estatísticas

Banco Mundial

Fonte: MinFin

O Ministro das Finanças, Archer Mangueira validou nesta quinta-feira, o protocolo de financiamento para projectos específicos do Instituto Nacional de Estatística (INE), entre o Governo angolano e o Banco Mundial.

O financiamento no valor de Sessenta e dois milhões de dólares norte-americanos, vai igualmente permitir dar a continuidade ao programa do Executivo, no que diz respeito a fontes de financiamento para execução de programas de investimento público.

No quadro das verbas disponibilizadas pelo Banco Mundial, serão realizados três projectos específicos, como a realização do censo agro-pecuário e pescas.

Outro elemento é o inquérito sobre receitas, despesas e emprego em Angola, um projecto específico que terá a duração de 12 meses, que vai permitir, por um lado, a actualização dos dados do índice de preços do consumidor, e por outro, possibilitar a avaliação do sector informal em Angola e o consumo das famílias.

A melhoria das contas nacionais, numa altura em que o INE já publica, trimestralmente, o Boletim do Produto Interno Bruto (PIB), também consta do pacote dos projectos.

Segundo Camilo Ceitas, este financiamento, que dá maior responsabilidade ao Instituto Nacional de Estatística, vai ajudar também a desenvolver os projectos que já estavam nos planos de trabalho da instituição, sobretudo da estratégia de desenvolvimento estatístico 2015/2025.

“Estamos agora em condições de produzir aquilo que está programado, aumentar a capacidade técnica do Instituo Nacional de Estatística”, disse.

Na ocasião, a representante do Banco Mundial em Angola, Clara de Sousa, considerou que este financiamento vai fazer com que os projectos do INE, feitos no quadro do Plano de Desenvolvimento de Angola, passam a ser materializados, através da criação de capacidades para a produção de dados estatísticos fundamentais para tornar decisões políticas importantes a nível do país.

A assinatura do protocolo deste financiamento entre o Governo angolano e o Banco Mundial foi rubricado pelo director-geral do INE, Camilo Ceitas e a representante em Angola daquela Instituição de Bretton Woods, Clarice de Sousa.




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Conteúdo Protegido !!