O Portal Bancos de Angola

É um espaço informativo de divulgação e educação voltado ao sector bancário angolano, suas ofertas, promoções, entrevistas, matérias, cotações, etc. Não devendo ser interpretado como substituto das entidades reguladoras do sector financeiro.

Manter a calma na vida financeira…

Luanda | 27 de Maio de 2014

Manter a calma evita um desastre na vida financeira

Que o africano é esforçado e trabalhador não temos dúvidas, porém, costuma meter os pés pelas mãos e, sem perceber, entra num abismo ao qual custa muito caro para sair, literalmente. A começar na compra do primeiro carro, sem planejamento, sem calcular os juros do financiamento, a depreciação do automóvel e as demais despesas que você tem como, despesas pessoais, escola dos filhos, combustível, manutenção do veículo, seguro e outras coisinhas mais.

Eu, por exemplo, há muito tempo comprei um carro com zero de entrada, pagava juros de 1,89¨% ao mês, e depois de um ano quis trocar de carro, perdi todo o valor que já havia pagado e cheguei a perder muito por causa da desvalorização e depreciação. Isso tudo para poder comprar um novo modelo, e bem mais caro, mas eu queria,  pois podia comprar novamente para 60 meses.  Sem observar, fui me endividando mais e mais, a ponto de não ter condições de pagar o seguro do carro novo. Moral da história: perdi uma fortuna para vender o carro ”antigo” que antigo não tinha nada, só tinha 1 ano e 2 meses de comprado, mas como estava financiado, tive de passar para uma pessoa assumir o financiamento. Portanto, para quitar o automóvel, tomei o maior prejuízo, comprei o tal modelo novo, bati em uma cabra a caminho  da faculdade 2 meses depois de comprado, o carro ficou parcialmente destruído e não tive condições de pagar o seguro. Usei o carro com a frente sucateada por vários meses até encontrar uma pessoa que assumisse o financiamento e o IPVA que estava prestes a vencer, acabei perdendo o sono e mais um montante de dinheiro. Mas acho que agora aprendi, senão não estaria compartilhando esta experiência com vocês.  Aprendi com meus próprios tropeços.

A maioria dos africanos não possui educação financeira, pelo menos a grande maioria, por isso assume financiamentos imobiliários onde não se calcula, e ao longo de um financiamento de 20 anos, se paga quase o dobro do imóvel, no financiamento de veículos em 60 meses sem entrada, é um verdadeiro golpe ao nosso bolso. Se você puder se organizar financeiramente espere, junte e compre a vista, e se não puder esperar para comprar o carro a vista, procure pelo menos juntar um bom montante para dar de entrada, assim, você será encaixado em outra taxa de juros que também é alta, porém, melhor do que na compra com zero de entrada.

Para juntar dinheiro, existem hoje várias formas, pois se pensarmos a curto prazo, temos a boa e velha poupança, a médio e longo prazo, (entre 3 e 5 anos) temos ações do tesouro direto, pois é algo seguro e a longo prazo poderá render uma boa grana.

Então, não adianta se desesperar e meter o pé na jaca, pare um pouco, faça um planejamento financeiro, se preferir, baixe na internet uma planilha ou procure em minha página oficial no Facebook  um link para download de alguma planilha para que você comece a colocar tudo na ponta do lápis, e quando eu digo tudo, é tudo mesmo.

Seja mais cuidadoso com o seu dinheiro, busque ter paciência e cautela na hora de assumir financiamentos e veja que se esperar um pouquinho mais lhe fará render mais dinheiro e educação financeira.

Por: Marcos Marinho | www.indicabancos.com



consultoria e finanças com o brasileiro Marcos Marinho Autor de variados artigos em sites de renome no Brasil Proprietário e Administrador do Site: indicabancos.com


Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Conteúdo Protegido !!