O Portal Bancos de Angola

É um espaço informativo de divulgação e educação voltado ao sector bancário angolano, suas ofertas, promoções, entrevistas, matérias, cotações, etc. Não devendo ser interpretado como substituto das entidades reguladoras do sector financeiro.

Internet Banking / Online Banking

Internet Banking

O que é Internet Banking?

Internet Banking é uma plataforma online que permite clientes de um determinado banco possam realizar via internet, mediante um site operado pelo seu banco, efectuar transacções financeiras, consultas, pedidos, entre outras operações. A Expressão Internet Banking também é referida como Online Banking, e-banking, banca virtual e outros termos.

Em Angola o serviço de Internet Banking está disponível para quase todas as instituições financeiras bancárias, e já dispõe de serviços integrados à mesma plataforma, como sistemas de pagamentos de serviços, impostos, carregamentos directos de créditos para telemóvel, e serviços de pagamentos directos para contas como água, TV etc.

Como Aderir ao Serviço

Para ter uma acesso ao serviço de Internet Banking, primeiro é necessário ser cliente de um banco que tenha este serviço já disponível, depois precisará registar-se, normalmente esta inscrição é feita por meio de um contrato assinado pelo titular da conta, e baseado no sistema do próprio banco ser-lhe-à fornecido o acesso por meio de um código de acesso (ou senha) e um usuário ou em alguns casos um número de adesão. Normalmente existem dois tipos de acesso, o básico, apenas para consultas e o avançado, que contempla consultas e operações que poderão envolver débitos na conta à ordem do titular.

Validação de Operações

Alguns serviços fornecem um pequeno dispositivo electónico (token), em que as transacções poderão ser validadas, outros simplesmente uma chave, ou códigos com pelo menos 8 carácteres que poderão ser solicitados de maneira aleatória antes de terminar qualquer operação que o banco aponte como importante, ou que envolva mais segurança, como débitos em conta, ou requisições de serviços.

Para aceder ao Internet Banking, os usuários do serviço devem certifica-se de aceder um site seguro do banco, normalmente a introdução dos dados nos serviços mais seguros acarreta medidas adicionais de segurança como por exemplo várias etapas de validação, ou métodos de introdução de dados que não deixei registos, como por exemplo um teclado virtual.

Funcionalidades mais comuns

Entre as tarefas possíveis, um cliente cliente do banco pode executar tarefas não-transacionais através de Internet banking, com visualização de saldos de contas, de operações recentes, obter extractos de conta, alguns por exemplo em formato PDF, , visualizar imagens de cheques pagos, talões, baixar aplicativos, de acesso à plataforma entre outras opções.

Os clientes com contas de acesso a operações podem efectuar tarefas ou transacções como, transferências entre contas do mesmo banco, ou interbancárias, pagamento a terceiros, pagamentos de serviços como já referido antes, aplicações à prazo, poupanças, pedidos de cheques, de cartões, seja débito, crédito, ou pré-pagos, entre outras possibilidades.

Para a utilização destes serviços é necessária a observância de várias medidas de segurança, que beneficiarão ao usuário e ao banco, e prevenirão ambos os lados de possíveis prejuízos financeiros.

Segurança/Fraudes

Actualmente existem pessoas interessadas em enganar o usuário para roubar dados de login e outros, dentre estas fraudes são conhecidas esquemas como ataques phishing e pharming, nestes usam virus, emails, roubo de registos do computador, ou mesmo páginas falsas de instituições bancárias, por isso deverá ter muito cuidado com os links dos sites e certificar-se sempre de serem os legítimos antes de inserir os seus dados de acesso.

Quanto à emails e sms, não deverá nunca fornecer informações como senhas e usuários quando solicitados por esses canais nem que aleguem ser provenientes da sua instituição bancária ou para a sua segurança.

Conclusões

Embora ainda seja um serviço que acarreta riscos, a plataforma de internet banking tem facilitado o dia-à-dia de muitos particulares e empresas, seja em consultas, operações, pagamentos, etc.

Existem outras plataformas de acesso ao banco via internet, como Mobile Banking, e SMS Banking, questões que serão abordadas futuramente neste portal de maneira mais focada.

Em artigos futuros abordaremos outra vertente online, os Bancos Online, plataformas onde a própria instituição bancária apresenta-se online, sem necessidade de presença física para abertura de contas entre outras opções.

 

 




2 thoughts on “Internet Banking / Online Banking

  1. Jetro Domingos

    Sou desenvolvidor de app e estou interessado em uma forma de pagamento online onde os usuario da minha plataforma podem pagar usando os servisos
    online dos bancos existentes pelo que notei ainda não existe uma forma amigavel para nos os desenvolvidor aqui em angola.

    Reply
    1. Stélio Feijó Post author

      Toda e qualquer iniciativa é muito bem vinda, considere que já existem algumas plataformas desta natureza no nosso mercado.

      Reply

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Website Protected by Spam Master


error: Conteúdo Protegido !!