O Portal Bancos de Angola

É um espaço informativo de divulgação e educação voltado ao sector bancário angolano, suas ofertas, promoções, entrevistas, matérias, cotações, etc. Não devendo ser interpretado como substituto das entidades reguladoras do sector financeiro.

INFORFIP ministra formação dirigida a Funcionários do BNA, CMC, MINFIN e ARSEG

inforfip

Arrancou nesta segunda-feira, 3 de Outubro, no Instituto de Formação de Finanças Públicas (INFORFIP), em Cacuaco, o curso de Gestão de Riscos Financeiros.

A acção de formação visa, entre outros, aprofundar os conhecimentos nas matérias ligadas a Gestão de Riscos Financeiros, Análise de Riscos de Créditos, Fontes de Riscos Financeiros.

Segundo o Director do INFORFIP, Paulo Ringote, o curso vai capacitar os participantes e consequentemente as instituições financeiras públicas com ferramentas de gestão de risco.

“Há necessidade dos gestores, técnicos destas instituições procederem activamente a gestão do risco ou a tomada de medidas que visam a mitigação do risco. E do ponto de vista financeiro, o risco, expressa justamente a possibilidade de perda financeira, e de valores inerentes à gestão”, argumentou.

Os prelectores são técnicos especialistas, de nacionalidade americana, com experiência na indústria financeira, quer nos Estados Unidos da América, como em várias economias emergentes.

Dirigida aos funcionários do Ministério das Finanças e dos órgãos superintendidos, bem como para os Órgãos de Supervisão do Sistema Financeiro e bancário, nomeadamente o Banco Nacional de Angola, a Comissão de Mercado de Capitais (CMC) e da Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros (ARSEG), os formandos estão expectantes com os novos imputs nesta área do saber.

“Estamos a implementar agora as novas regras do BNA sobre riscos financeiros de forma global. A minha função é velar pelos riscos financeiros e estratégicos, logo é uma matéria nova e espero aperfeiçoar conhecimentos”, disse Neide Palanca, da área de acompanhamento de risco global do Banco de Comércio e Indústria.

A acção, que decorre até o próximo dia 7 de Outubro, surge no quadro das relações existentes entre o Governo da República de Angola e o Governo dos Estados Unidos da América através da Agência dos Estados Unidos da América para o Desenvolvimento Internacional (United States Agency for International Development – USAID).

Fonte: Portal MINFIN




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Website Protected by Spam Master


error: Conteúdo Protegido !!