O Portal Bancos de Angola

É um espaço informativo de divulgação e educação voltado ao sector bancário angolano, suas ofertas, promoções, entrevistas, matérias, cotações, etc. Não devendo ser interpretado como substituto das entidades reguladoras do sector financeiro.

Governador do BNA defende ética e moral

download

Fonte: ANGONOTICIAS

O governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Walter Filipe, voltou a falar ontem, em Luanda, na necessidade de a instituição cultivar o diálogo com os bancos comerciais e com as outras entidades reguladoras.

Walter Filipe disse que o diálogo visa contribuir na melhoria do sistema financeiro e assim torná-lo num verdadeiro motor de financiamento à economia nacional, às empresas e às famílias.

O governador do Banco Nacional de Angola, que fez estas declarações depois de conferir posse a quatro administradores, numa cerimónia prestigiada pelo ministro das Finanças, Armando Manuel, sublinhou que “com este acto de empossamento o processo de reestruturação do Banco Nacional de Angola, uma tarefa que resulta do trabalho dos departamentos do BNA, segue bom ritmo”.

Walter Filipe disse que com o acto de tomada de posse começa o processo de renovação do BNA, que consiste em adequar o sistema às normas prudenciais e às regras internacionais no relacionamento com a banca e demais instituições reguladoras.

Num breve discurso, Walter Filipe reafirmou o seu forte empenho na busca incessante da ética e a moral no sistema financeiro para que este, por sua vez, esteja ao serviço das famílias angolanas e das empresas. O rigor do sistema financeira no que respeita às normas comportamentais é um apelo que atravessou o curto discurso do governador do BNA.

Na sua visão, o sistema financeiro deve ser visto como um factor fundamental ao serviço do bem comum, principalmente nesta fase difícil da nossa história. “Somos uma autoridade monetária e cambial de regulação e supervisão e, desta forma, devemos estar ao serviço de Angola. Por isso, vamos todos trabalhar com sentido de Estado para o bem comum”, apelou o governador aos administradores e funcionários seniores presentes no acto. “Temos certeza e convicção que vamos cumprir com dignidade a nossa missão”, disse o governador do Banco Nacional de Angola.

Normas comportamentais

O acto de tomada de posse dos administradores foi marcada pela tradicional leitura dos termos de posse. Predisposição, lealdade, empenho e maior entrega ao trabalho são palavras com que cada um descreve a “nova jornada”.

Ramos da Cruz, o único administrador do BNA reconduzido no cargo, disse estar perante um desafio difícil, mas reitera o seu empenho em continuar a apoiar o Banco Central e a economia no seu todo”. A posição é corroborada pelo administrador Gilberto Capeça, engenheiro de formação.

“Estamos a viver um novo ciclo. Como disse o governador e também nas palavras que temos recebido do Presidente da República, temos um desafio enorme, mas foi-nos atribuída esta responsabilidade e pensamos levá-la a bom termo. É uma tarefa difícil, mas com a ajuda de todos os colegas do BNA, vamos levar esta missão a bom porto”, disse o administrador.

Para Gilberto Capeça, as reformas levadas a cabo pelo Banco Nacional de Angola surgem para melhorar o sistema financeiro angolano. “Queremos criar melhores condições de trabalho e assegurar a sua estabilidade”, realçou.

A administradora Ana Paula foi telegráfica nas suas afirmações: “É uma honra fazer parte desta equipa e o momento não é de muitas palavras mas de trabalho e vou procurar fazê-lo com empenho, dedicação e lealdade”. O administrador Samora Machel, por sua vez, referiu que o BNA, como banco dos bancos, instituição suprema, gestora da política monetária e cambial, tem estado a acompanhar as grandes reformas e a evolução do mercado.

“Temos de dizer que as políticas monetárias do BNA e toda a regulação vão ser feitas no bom sentido. Os bancos comerciais que são os operadores nas praças devem cumprir um conjunto de regras e normas emanadas pelo BNA em termos comportamentais e prudenciais”, concluiu o também docente universitário.

 

 




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Website Protected by Spam Master


error: Conteúdo Protegido !!