Search
22 de September de 2017
  • :
  • :

O Portal Bancos de Angola

É um espaço informativo de divulgação e educação voltado ao sector bancário angolano, suas ofertas, promoções, entrevistas, matérias, cotações, etc. Não devendo ser interpretado como substituto das entidades reguladoras do sector financeiro.

Aprovado Fundo de Garantia de Depósitos

Os depositantes do sistema bancário do país vão usufruir de maior protecção financeira, fruto da aprovação nesta quinta-feira, pela Comissão Económica do Conselho de Ministros, dos estatutos de Fundo de Garantia de Depósitos.

Trata-se de uma instituição que vai permitir, numa situação de maior dificuldade, salvaguardar as poupanças dos clientes, informou o governador do Banco Nacional de Angola, José de Lima Massano.

Segundo o governador do banco central, que falava à imprensa no final da sessão, o Fundo de Garantia de Depósitos será participado pelos bancos comerciais com uma contribuição de 0,3 porcento da carteira de depósitos de cada um.

Estamos a falar de um montante máximo equivalente a três milhões de Kwanzas (Akz), salientou.

José de Lima Massano assegurou que com “esse grau de cobertura (três milhões de Kwanzas) teremos condição de proteger cerca de 90 porcento dos depositantes existentes no sistema bancário do país”.

O Projecto de Decreto Presidencial, que aprova os estatutos do Fundo de Garantia de Depósitos, decorre de uma disposição da Lei das Instituições Financeiras (Lei 13/05).

O referido diploma prevê a constituição de um instrumento complementar de protecção de todos os depositantes.

Antes da aprovação do Fundo de Garantia de Depósitos, os depositantes do sistema bancário do país contavam com a protecção das normas de prudência estabelecidas pelo banco central e dos instrumentos de controlo de interno dos bancos comerciais.

Fonte: Portal Angop




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Website Protected by Spam Master


error: Conteúdo Protegido !!