O Portal Bancos de Angola

É um espaço informativo de divulgação e educação voltado ao sector bancário angolano, suas ofertas, promoções, entrevistas, matérias, cotações, etc. Não devendo ser interpretado como substituto das entidades reguladoras do sector financeiro.

Empréstimo Público cai 64% esta semana para para 26,2 mil milhões de kwanzas

A dívida pública que foi colocada por Angola esta semana caiu 64%, face à semana anterior, para os 26.2 mil milhões de kwanzas. Continua-se a pagar juros acima dos 23% anuais, valor esse que se mantém inalterado. 

BNA colocou no mercado em BT e OT 14.1 mil milhões e 10.7 mil milhões de Kwanzas, respectivamente

De acordo com o relatório semanal do Banco Nacional de Angola para a semana de 19 a 22 de Setembro, com informações acerca da evolução dos mercados cambial e monetário, este colocou no mercado 14.1 mil milhões de kwanzas em BT e 10.7 mil milhões de Kwanzas em OT, ambas indexadas à taxa de câmbio.

As taxas de juro médias, para os Bilhetes do Tesouro, oscilaram entre os 16,15% e os 23.90%, para maturidades de 91 e 364 dias, respectivamente. Estas taxas de juro mantêm-se praticamente inalteradas desde o mês de Março.

Quanto às Obrigações do Tesouro, estão com taxas de juro nominais de 7%, para maturidade de 3 anos, e 7.75%, para maturidade de 5 anos.

Desde a segunda quinzena de Fevereiro que o BNA emite dívida pública, sendo que já se colocou 1.426 triliões de kwanzas em BT e OT.

Abrandamento das transacções cambiais

Durante a semana passada houve um abrandamento do volume das transacções cambiais em 75.7 milhões de euros. Comparada com o período anterior, houveram menos 138.6 milhões.

O BNA dá destaque para o facto de a taxa de câmbio se manter inalterada consecutivamente durante 3 semanas, mantendo-se, assim, nos 186.301 Kz/EUR e 166.747 Kz/USD.

Quanto às transacções, elas incidiram maioritariamente em cartas de crédito, no valor de 39.2 milhões de euros, as quais foram asseguradas pelo Banco Nacional de Angola. Estas cobriram operações dos sectores da agricultura, indústria, e importação de bens alimentares.

Foram também disponibilizados:

  • 8.9 milhões de euros para cobrir operações de cartões de crédito
  • 8.9 milhões de euros para cobrir operações com ajuda familiar, viagens, educação e saúde
  • 8.5 milhões de euros para cobrir operações do sector das telecomunicações
  • 3.9 milhões de euros para cobrir operações em diversos sectores
  • 2.2 milhões de euros para cobrir operações das casas de câmbio
  • 1.3 milhões de euros para cobrir operações das companhias aéreas
  • 1.1 milhões de euros para os ministérios e organismos públicos
  • 895 mil euros para reposição cambial
  • 313.3 mil euros para cobrir operações do sector da indústria

BNA realiza OMA num montante de 63.6 mil milhões de Kz

Com intuito de regulação monetária, o Banco Nacional de Angola realizou operações de mercado aberto (OMA), num total de 63.6 mil milhões de kwanzas para as maturidades de 7, 14, 28 e 63 dias. As taxas de juro médias foram, respectivamente, de 1.50, 9, 11 e 13%/ano.

No que toca ao mercado interbancário, foram realizadas operações entre os bancos comerciais de cedência de liquidez, no montante de 31.3 mil milhões de kwanzas com maturidades de 1 a 35 dias. A taxa de juro média variou entre 17.5 e 20% anual.




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Conteúdo Protegido !!