O Portal Bancos de Angola

É um espaço informativo de divulgação e educação voltado ao sector bancário angolano, suas ofertas, promoções, entrevistas, matérias, cotações, etc. Não devendo ser interpretado como substituto das entidades reguladoras do sector financeiro.

Divisas nos bancos continuam em mínimos de 2017

Apesar da venda de divisas por parte do Banco Nacional de Angola ter aumentado na última semana, continua a seguir bem perto dos mínimos de 2017. O aumento desta semana, em relação à semana anterior, foi de 75.7 milhões de euros.

O aumento de venda de divisas consta do relatório que o Banco Nacional de Angola (BNA) efectua semanalmente quanto aos mercados cambial e monetário. Foi verificado um aumento entre os dias 19 e 22 de Setembro. Antes tinham sido vendidos 52.7 e 138.6 milhões de euros, nas duas semanas imediatamente anteriores.

De acordo com o relatório, as divisas vendidas pelo BNA mantêm-se exclusivas em euros, há já um ano e meio. Esta semana num total de 75.7 milhões de euros, o equivalente a 84.6 milhões de dólares.

Divisas vendidas pelo BNA cobrem necessidades de vários sectores

Do total de divisas disponibilizadas pelo Banco Nacional de Angola, 3.9 milhões de euros foram disponibilizados para a cobertura de sectores diversos. Para o sector das telecomunicações foram disponibilizados 8.6 milhões de euros, e para a cobertura de operações dos sectores da Agricultura, Indústria e bens alimentares 39.2 milhões de euros.

Registaram-se ainda 2.2 milhões de euros para cobrir operações das casas de câmbio, e 1.3 milhões de euros para cobrir operações das companhias aéreas.

Taxas de câmbio médias

Quantos às taxas de câmbio médias de referência de venda no mercado cambial primário, as quais foram apuradas pelo BNA no fim da semana passada, pudemos constatar que se mantêm praticamente inalteradas.

  • 166,747 kwanzas por dólar
  • 186,301 kwanzas por euro

Há cerca de um ano e meio que não se têm manifestado alterações significativas nas taxas de câmbio médias.

Lembremos que estas são as taxas oficiais. No mercado de rua, por causa da falta de divisas disponibilizadas nos balcões dos bancos, o dólar-americano apresenta valores muito mais elevados.

Apesar de ilegal, esta é a única alternativa para aqueles que precisam comprar dólares. Actualmente, 1 dólar nas ruas está a rondar os 390 kwanzas.

Fonte: Observador




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Conteúdo Protegido !!