Search
24 de September de 2017
  • :
  • :

O Portal Bancos de Angola

É um espaço informativo de divulgação e educação voltado ao sector bancário angolano, suas ofertas, promoções, entrevistas, matérias, cotações, etc. Não devendo ser interpretado como substituto das entidades reguladoras do sector financeiro.

Divisas nos bancos comerciais recuam para menos de metade

A venda de divisas pelo BNA – Banco Nacional de Angola – à banca comercial desceu bastante, tendo caído mais de 60% só na última semana, quando comparamos com os resultados da semana anterior. O montante de divisas vendidas caiu de 399,8 milhões de euros a 150.6 milhões de euros.

Apesar do recuo das divisas disponibilizadas à banca comercial, o montante garantiu as necessidades do sector das companhias aéreas.

32.3 milhões de euros para as companhias aéreas

Para as companhias aéreas disponibilizaram um total de 32.3 milhões de euros. Lembre que as companhias aéreas têm passado grandes dificuldades por terem dificultado o repatriamento de 500 milhões de dólares para os países de origem, os quais detêm em depósitos em Kwanzas.

Nas últimas cinco semanas as companhias aéreas receberam um total de 84.5 milhões de euros em divisas que foram vendidas pelo Banco Nacional de Angola.

A empresa portuguesa TAP, com um total de 100 milhões de euros retidos no país, e a Emirates, que por causa do mesmo problema acabou por reduzir as ligações que tinha para Luanda. Estes são apenas dois exemplos das queixas feitas.

Esta informação está disponibilizada no relatório semanal feito pelo BNA acerca da evolução do mercado cambial e monetário, entre as datas de 7 e 11 de Agosto.

No documento apresentado pelo Banco Nacional de Angola ainda podemos ver que foram disponibilizadas cartas de crédito no valor de 52.6 milhões, para os sectores produtivo, bens alimentares, e saúde.

Também foram disponibilizados mais de 10 milhões para cobrir as operações de Cartões de crédito, 9.6 milhões para as operações das reposições cambiais, e 9 milhões para cobrir operações do sector das telecomunicações.

Além disso, o BNA disponibilizou 9 milhões para a cobertura das operações com Ajuda familiar, viagens, educação e saúde, e mais 27,7 milhões para outros sectores.

Taxa de câmbio média

A taxa de câmbio média de referência no final da última semana para a venda do mercado cambial primário manteve-se nos 166.745 kwanzas / dólar, e 186.299 kwanzas / euro. Estes valores têm-se mantido praticamente inalterados há mais de um ano.




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Website Protected by Spam Master


error: Conteúdo Protegido !!