O Portal Bancos de Angola

É um espaço informativo de divulgação e educação voltado ao sector bancário angolano, suas ofertas, promoções, entrevistas, matérias, cotações, etc. Não devendo ser interpretado como substituto das entidades reguladoras do sector financeiro.

Divisas nos bancos angolanos descem novamente

O Banco Nacional de Angola desceu a venda de divisas à banca comercial em 6% durante a última semana. No entanto, apesar desta descida, garantiu as operações das companhias aéreas já pela segunda semana consecutiva. A venda de divisas levada a cabo pelo BNA desceu para 221,6 milhões de euros, representando assim uma descida de 6% face à semana anterior, mas conseguiu garantir as operações das companhias aéreas já pela segunda semana seguida.

Esta informação está contida no relatório que o Banco Nacional de Angola faz semanalmente acerca da evolução dos mercados cambial e monetário, referente à semana de 10 e 14 de Julho.

Na semana anterior, o BNA colocou à venda 236.4 milhões de euros em divisas.

Divisas vendidas cobrem necessidades de sector petrolífero e operações com cartas de crédito

No relatório do BNA podemos ver que as divisas vendidas deram para cobrir necessidades de vários sectores, incluindo o sector petrolífero (cerca de 18 milhões de euros), e operações com cartas de crédito, as quais se encontram asseguradas pelo Banco Nacional de Angola (aproximadamente 26.5 milhões de euros), de forma a atender todas as necessidades do país, especialmente no que toca à importação de bens alimentares e sector produtivo.

Também o sector das energias e águas receberam divisas, cujo valor se aproximou dos 10 milhões de euros. As companhias aéreas internacionais receberam mais de 10 milhões de euros, depois de se queixarem dos quase 500 milhões de dólares gastos em depósitos em moeda nacional.

Na semana antecedente, as companhias aéreas internacionais tinham recebido mais de 27 milhões de euros em divisas.

 

As divisas vendidas pelo BNA também contemplaram as casas de câmbio e as empresas responsáveis pelo envio de remessas para o estrangeiro (9 milhões de euros para cada um dos sectores). Também foram vendidos mais 1.3 milhões de euros para trabalhadores expatriados, de forma a garantir o envio dos salários para os seus países de origem.

Taxa de câmbio média

A taxa de câmbio média de referência referente ao mercado cambial primário manteve-se quase inalterada durante a última semana, nos 166.744 kwanzas / dólar, e 186.298 kwanzas / euro. Há quase um ano que as taxas de câmbio se mantêm praticamente inalteradas.




One thought on “Divisas nos bancos angolanos descem novamente

  1. kinavuidi filipe

    Dificuldades dos empreendedores nacionais duma vez que o emp.tenha toda documentação a certificação da empresa como podemos conseguir o mais rápido possível o crédito sendo projectos bem elaboradas e credivel

    Reply

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Conteúdo Protegido !!