O Portal Bancos de Angola

É um espaço informativo de divulgação e educação voltado ao sector bancário angolano, suas ofertas, promoções, entrevistas, matérias, cotações, etc. Não devendo ser interpretado como substituto das entidades reguladoras do sector financeiro.

Descem em junho as reservas internacionais angolanas

Em junho, as reservas internacionais angolanas desceram, pelo terceiro mês consecutivo, para 29.574 milhões de dólares. Segundo dados do Banco Nacional de Angola, esse foi o valor mais baixo do ano.

O valor líquido pode ser comparado com os 30.164 milhões de dólares contabilizadas no mês anterior (maio). Essas são informações deste mês, do mais recente boletim do banco central, sobre o Panorama Monetário em Angola. A conclusão é que trata-se de uma quebra entre maio e junho de cerca de 590 milhões de dólares.

Incluem reservas em ouro, dentre as reservas brutas, que atingiram os 76.792 milhões de kwanzas (595 milhões de euros) em junho. Este é o valor mais alto do ano e pode ser comparado às reservas de ouro de 71.825 milhões de kwanzas (557 milhões de euros) contabilizadas em janeiro.

O grosso das reservas internacionais líquidas angolanas trata-se das aplicações sobre não residentes, que em junho desceram para o valor mais baixo do ano, fixando-se em 28,8 mil milhões de dólares, ou seja, menos de 471 milhões de dólares fazendo uma comparação com o mês anterior.

O vice-governador do BNA justifica as quebras com a redução petrolífera em Angola, registrada esse ano. Ricardo de Abreu disse ainda que as reversas estão mantendo-se estáveis, sem crescer mais do que aquilo que eram as previsões do administrador. Ele afirmou que a produção de petróleo tem retoma prevista até o final do ano, podendo compensar os valores.

A decaída por conta da produção deve-se ao fato de que Angola é considerado o segundo maior produtor de petróleo da África Subsaariana. A atividade representa mais de 95 por cento do total de exportações do país e 80% das suas receitas fiscais.




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Website Protected by Spam Master


error: Conteúdo Protegido !!