Search
22 de September de 2017
  • :
  • :

O Portal Bancos de Angola

É um espaço informativo de divulgação e educação voltado ao sector bancário angolano, suas ofertas, promoções, entrevistas, matérias, cotações, etc. Não devendo ser interpretado como substituto das entidades reguladoras do sector financeiro.

Como tirar a segunda via de recarga e outros talões no ATM (Multicaixa)

rede Multicaixa angola

Por: Stélio Feijó | Luanda

A pedido dos nossos leitores, e mesmo porque temos recebido reclamações neste sentido, achamos pertinente esta abordagem agora, uma vez que muitos desconhecem esta tão valiosa opção que possui a rede multicaixa em armazenar a segunda via das facturas por pelos menos 06 meses (esta informação poderá ser actualizada junto da rede).

Por que razão retirar uma segunda via?

Vários são os motivos que podem levar um usuário de cartão de débito multicaixa a desejar tirar uma segunda via de um talão associado a um movimento efectuado na rede multicaixa, mais especificamente em um ATM, abaixo enumero algumas situações:

  • Tentei retirar uma recarga para telefone, ou mesmo serviços especiais, mas por um erro o ATM não imprimiu o recibo, porém minha conta foi debitada.
  • Tentei solicitar uma recarga, ou pagamento de serviço, foi-me descontado o valor na conta, porém o papel saiu em branco, ou ilegível.
  • Fiz um levantamento na rede Multicaixa, recebi o dinheiro, e o ATM não tinha papel, mas precisarei do talão de levantamento.
  • Paguei um serviço de TV por satélite via Multicaixa no mês passado, e lembro-me que na factura saiu o número do cartão, agora uma segunda via desta factura facilitava-me muito para tirar o número do cartão do Serviço de TV.
  • Solicitei uma recarga em ATM, o papel foi impresso, mas ao longo do trajecto para casa molhou e o código se apagou

Na verdade são inúmeras as situações em que a possibilidade de retirar uma segunda via de um recibo/talão de uma operação passada efectuada na rede é muito útil.

Antes de partirmos para os passos de como retirar a segunda via, vamos ver quais os pré-requisitos.

Pré-requisitos para tirar a segunda via do recibo/talão

– Ter em posse o mesmo cartão que efectuou a operação, caso já tenha trocado de cartão e cancelado o cartão que efectuo a operação original, mesmo que o novo cartão esteja associado à conta, não poderá retirar a segunda via, uma vez que a o registo é do cartão, e não do ATM.

– A transacção da qual solicita a segunda via deve ter até seis (06) meses de antiguidade, ou seja pode ser retirada a segunda via de um recibo/talão cuja transacção tenha sido efectuada em até 180 dias imediatamente anteriores.

– Dirigir-se a um ATM com papel disponível para a impressão, como é óbvio

– Ter em posse o cartão e o código PIN

– Saber o dia e mês exactos da transacção original, a data valor.

Uma vez reunidas todas as condições acima descritas seguimos então com o passo-a-passo.

 

Como retirar a segunda via do recibo/talão em ATM

1º Insira o seu cartão e código PIN

2º Seleccione a Opção Consultas

3º Depois seleccione a Opção: Movimentos com o cartão na rede

3º Seleccione 2º Via do talão

4º Insira o dia e o mês, exp. 27 04

5º Veja todas as operações daquele cartão naquele dia no ecrã e seleccione aquela que corresponde a operação que deseja

6º Aguarde a saída do talão

 

Observações:

As informações fornecidas neste artigo em situação alguma substituem as informações adquiridas directamente dos seus respectivos bancos, e poderão ser actualizadas, ou até mesmo corrigidas pelas entidades competentes.

Bons Negócios!




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Website Protected by Spam Master


error: Conteúdo Protegido !!