Search
19 de September de 2017
  • :
  • :

O Portal Bancos de Angola

É um espaço informativo de divulgação e educação voltado ao sector bancário angolano, suas ofertas, promoções, entrevistas, matérias, cotações, etc. Não devendo ser interpretado como substituto das entidades reguladoras do sector financeiro.

Como poupar no dia-a-dia

A situação económica do nosso país não é muito favorável, e todas as dicas sobre como poupar no dia-a-dia fazem toda a diferença. Veja neste artigo como conseguir poupar algumas centenas de dólares anuais com as nossas dicas, e aproveite para viver mais confortavelmente. Não deixe de ler os nossos artigos relacionados, como por exemplo, Qual a importância de poupanças para as famílias? ou Programas com isenções fiscais podem ajudar o cidadão angolano a fazer poupanças. Com a grave crise económica vivida em Angola nos últimos anos, todos nós fomos ficando cada vez mais sensibilizados para pequenas coisas que poderão fazer toda a diferença no que toca a poupar, gradualmente, no nosso quotidiano.

Ainda não sabe como poupar no dia-a-dia? Confira já as nossas dicas e deixe-se surpreender com os resultados!

Como poupar no dia-a-dia – Dicas

Nós podemos poupar em várias áreas da nossa vida, e de facto, pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença quando fazemos as contas ao final do ano. Curioso? Confira!

Poupar em casa

A nossa casa é um enorme aglomerado de despesas, e por isso devemos dar especial atenção a este domínio. Existem algumas coisas que pode fazer que o farão poupar um bocadinho todos os dias.

Faça a sua contabilidade

É muito importante que, mesmo antes de começar a fazer as suas poupanças, perceba onde deve cortar no seu orçamento. Assim, deve começar por fazer a sua contabilidade, de forma a saber como poupar no dia-a-dia, mas especialmente, onde poupar.

Mantenha essa contabilidade organizada. Reúna as suas facturas mensais, e veja onde gasta e quanto gasta em cada coisa. Dessa forma você conseguirá ter uma percepção diferente das suas finanças.

como-poupar-dia-a-dia

Cortar na factura da Luz

A electricidade é a fatura que mais consome o nosso orçamento disponível, e por essa mesma razão deverá implementar pequenos gestos que poderão ajudá-lo a reduzir bastante na sua conta mensal da luz.

  • Use lâmpadas económicas/ baixo consumo – consomem até menos 80% e duram em média 5 vezes mais do que as convencionais.
  • Evite o consumo fantasma – Muitos aparelhos electrónicos mantêm as luzinhas ligadas, mesmo quando eles não estão a funcionar. Essas luzes também consomem, por isso certifique-se de que as tem todas desligadas.
  • Aparelhos eficientes – Hoje em dia já existem no mercado vários aparelhos com modelos de grande eficiência económica. Sempre que precisar comprar um aparelho novo, opte por estes.

Cortar na factura da água

Também poderá poupar alguns dólares na factura da água seguindo algumas dicas fáceis sobre como poupar no dia-a-dia.

  • Instale redutores de caudal
  • Encha uma garrafa de água e coloque-a dentro do autoclismo
  • Tome duches rápidos
  • Feche a torneira enquanto lava os dentes
  • Não deixe a água continuamente ligada enquanto está a ensaboar a louça

Prefira refeições em casa

Comer fora fica sempre caro, especialmente em tempos de crise. Por isso, prefira sempre fazer as suas refeições em casa. Pequeno-almoço, almoço, lanche e jantar. Ao final do mês já verá a diferença, e no final do ano terá um bom dinheiro poupado com este pequeno gesto de poupança.

Poupar no Supermercado

Nós, que fazemos as compras no supermercado, sabemos o quanto se gasta em alimentação e outros produtos essenciais para o nosso quotidiano. No entanto, também aqui podemos poupar. Como? Veja as nossas dicas sobre como poupar no dia-a-dia.

Compare sempre os preços

Os preços alteram todos os dias, por isso devemos ter sempre atenção quando compramos, mesmo que estejamos habituados a comprar sempre a mesma marca e o mesmo produto.

Existem também várias promoções, e elas não deverão ser ignoradas. Aproveite ao máximo as promoções, e isso poderá significar uma poupança de centenas de dólares por ano.

Compre em grandes quantidades

Quando se compra em grande quantidade, o preço é mais baixo, e por isso deve aproveitar, se tiver possibilidades para isso. Por exemplo, o azeite e o arroz. Todos nós gastamos dezenas de litros de azeite e dezenas de quilos de arroz por ano. O que quer dizer que iremos gastar esse dinheiro, quer queiramos, quer não. Porque não comprar logo uma grande quantidade de uma vez e aproveitar o desconto?

Espero que tenha gostado das nossas dicas sobre como poupar no dia-a-dia!




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Website Protected by Spam Master


error: Conteúdo Protegido !!