O Portal Bancos de Angola

É um espaço informativo de divulgação e educação voltado ao sector bancário angolano, suas ofertas, promoções, entrevistas, matérias, cotações, etc. Não devendo ser interpretado como substituto das entidades reguladoras do sector financeiro.

Como liquidar rapidamente um crédito bancário?

liquidar crédito angola

Por : Joana Teixeira

Se tem uma dívida ao banco e não vê a hora de acabar de pagar as prestações bancárias que ainda restam, este artigo é para si. Hoje vamos dar algumas dicas que o ajudarão a liquidar mais rapidamente um crédito bancário e livrar-se dos encargos bancários.

Amortizar o valor em dívida

Se tiver disponível dinheiro para pagar uma boa parte do valor em dívida, amortizar a sua dívida pode ser a melhor opção.
A amortização da divida tem inúmeras vantagens tais como:
• Redução da sua prestação mensal
• Redução dos juros
• Reajustamento do seu contrato de crédito

Porém, amortizar a sua divida antecipadamente também pode ter custos, pois alguns bancos cobram comissões, ainda que esses custos sejam inferiores aos juros normalmente.

Também deve estar atento às datas. Por exemplo, no Millennium Angola apenas pode realizar uma amortização antecipada, quando fizer um pedido de amortização parcial. Este pedido deve ser feito com pré-aviso mínimo de 7 dias úteis relativamente à data do vencimento das prestações. Já se o pedido de amortização for total, deve haver um pré-aviso mínimo de 10 dias úteis qualquer que seja o momento de vigência do contrato e o valor amortizado reflete-se apenas na prestação do mês seguinte ao da amortização (essa informação pode ter sido actualizada)

Aumentar a prestação mensal

Outra forma de liquidar o seu crédito bancário mais rapidamente é aumentar o valor da prestação mensal. Logicamente, uma vez que paga mais, liquida mais rapidamente do seu crédito bancário. Para isso, tenha em atenção a possibilidade de fazer alterações ao empréstimo a médio ou longo prazo, aquando da assinatura do empréstimo bancário. Assegure-se que é possível amortizar o saldo em divida na totalidade, alterar o valor da prestação mensal ou tempo de empréstimo, por exemplo.

Reduzir o prazo do empréstimo

Outra opção é reduzir o prazo do empréstimo. Em média, o prazo dos empréstimos é cada vez maior, principalmente no que respeita ao crédito habitação.

Pedir dinheiro emprestado

Uma solução que nem sempre parece óbvia mas que pode resultar muito bem é fazer outro empréstimo com uma taxa de juro menor do que aquela que está a pagar. Analise bem os prós e contras de ter dois empréstimos, muitas vezes funciona.

Negociar com o seu banco

Tente negociar com o seu banco a possibilidade de baixar a taxa de juro do seu empréstimo, para conseguir pagar mais rapidamente o valor total do empréstimo, já que vai passar a pagar menos mensalmente.

Estas são cinco formas de liquidar mais rapidamente o seu crédito bancário e tirar um peso das suas costas. Recomendamos que analise com atenção o seu contrato bancário antes de tomar qualquer medida.

Se você ainda não tem um crédito, veja o nosso artigo: Como fazer um crédito pessoal em Angola?




8 thoughts on “Como liquidar rapidamente um crédito bancário?

    1. Washington Freitas

      Agradecemos sua interação.

      Com certeza vamos continuar com novas matérias e informações, esperamos que volte sempre.

      Reply
  1. Emanuel Ambrósio Fernandes Caleia

    Muito bom,

    estou em vésperas de contrair um crédito pessoal, e encontro aqui muita informação útil.

    obrigado, continuem a esclarecer-nos com essas ilustrações…

    Reply
    1. Washington Freitas

      Sr Emanuel,

      Agradecemos sua interação, essa é nossa proposta, informações diárias com qualidade e respeito ao leitor. Esperamos que o Portal lhe possa ser útil por muito tempo.

      sinceros agradecimentos

      Reply
  2. Joaquim Roque

    Estou grato pela informações.
    espero que esse trabalho,continua sempre nos Enriquecer com as informações do mundo. Bom trabalho

    Reply
  3. Mwene Vunongue

    Estou muito agradecido pela informação. Completei dois anos de pagamento de um crédito pessoal e ainda me restam dois. Fiz os cálculos e, concluí que fica-me muito mais barato se quiser fazer a amortização total já agora… ao invés de ter que pagar em mais dois anos, visto que os juros não são baixos. MUITO OBRIGADO MAIS UMA VEZ.

    Reply
    1. Washington Freitas

      Saudações prezados,

      Antes de mais agradecemos pelo contacto.
      Ficamos muito satisfeitos que tenha gostado e tirado proveito do nosso artigo, esperamos que continua a visitar-nos online.

      Reply

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Conteúdo Protegido !!