O Portal Bancos de Angola

É um espaço informativo de divulgação e educação voltado ao sector bancário angolano, suas ofertas, promoções, entrevistas, matérias, cotações, etc. Não devendo ser interpretado como substituto das entidades reguladoras do sector financeiro.

Como fazer transferências via ATM (Multicaixa)

Luanda | 22 de Julho de 2014 | Por Stélio Feijó

 

Na sequência do nosso artigo anterior sobre as vantagens e desvantagens das transferências, trazemos agora um artigo que lhe ensinará passo à passo como efectuar transferências via ATM (Multicaixa).

Antes de partirmos para o primeiro passo, vamos reunir os requisitos para fazer uma transferência via ATM na rede Multicaixa.

Antes da Transferência

Primeiro precisa ter um cartão multicaixa associado à uma conta e seu respectivo código secreto ou PIN,  depois é necessário saber o IBAN da conta do destinatário e o respectivo nome, lembramos que o IBAN é um número internacional de identificação bancária associada a uma conta, normalmente para transferências nacionais usa-se apenas o NIB que na verdade é o número do IBAN excepto os quatro dígitos iniciais que correspondem ao código do país.

Em angola todos os IBAN’s têm a seguinte característica: AO06 0006 0000  3173 2179 301 64 , dos quais AO06 é o código do país, no caso Angola, os quatro dígitos seguintes correspondem ao código do banco a qual sua conta está associada, normalmente o banco emissor do cartão multicaixa, e os restantes dígitos, são o número da conta à ordem com as respectivas naturezas e outras características próprias.

Outra coisa importantes e simples que devemos ter em conta é dirigir-nos à uma ATM que esteja em serviço e que tenha papel disponível, mesmo que não tenha dinheiro, será possível fazer a transferência.

Como obter o IBAN

À princípio, precisa apenas de um IBAN para fazer uma transferência, que é o IBAN do destinatário, ou seja, da conta para a qual pretendemos transferir o dinheiro.

O mesmo pode ser facultado pelo proprietário da conta, pode ser obtido em ATM, no balcão da agência associada à conta do destinatário, por meio do internet banking, ou por meio de um extracto de conta, embora nem todos os extractos bancários apresentam o IBAN.

A maneira mais fácil de obter o IBAN é via ATM (Multicaixa), para o caso de a conta destinatária possuir um cartão multicaixa válido na rede. Para isso basta dirigir-se à um ATM com papel disponível e, Inserir o cartão, seleccionar a opção consultas, e depois seleccionar a opção IBAN à direita do ecrã, e depois aguardar que a máquina imprima o número do IBAN e o nome do destinatário.

A transferência

Uma vez reunidas as condições para a transferência, que são o cartão Multicaixa e o código PIN do ordenante da transferência,  e o IBAN do destinatário siga os passos abaixo:

  1. Dirija-se à uma ATM com em serviço e com papel disponível
  2. Insira o cartão Multicaixa associado à conta com o dinheiro a transferir.
  3. Insira o código PIN (certifique-se que ninguém esteja a ver o código, por segurança)
  4. Das opções que lhe aparecerão no ecrã, escolha à direita a opção: TRANSFERÊNCIAS 9.
  5. Depois seleccione novamente: TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA 6
  6. Aparecerá uma tela com vários campos em branco por preencher e começe a preencher à partir do 5º carácter do IBAN, ou seja, ignore o AO06 e adicione os dígitos seguintes.
  7. Tão logo termine de inserir os dígitos que serão 21 caracteres numéricos, automaticamente começa a prencer a quantia, ou valor monetário a tranferir, lembrando que é feita na moeda nacional (kwanza), e que além do número inteiro, terão mais duas casas decimais para cêntimos, por exemplo para transferir  AOA 100.200,93 insere-se 10020093 e caso queiramos transferir AOA 100.000,00 as casas decimais à direita devem ser incluídas, assim seria inserido: 10000000 o que corresponderia a Cem Mil Kwanzas, pois os dois últimos “zeros” não aumentariam o valor mais teriam se ser inseridos.
  8. Logo após a inserção do montante, pressione a tecla confirmar
  9. Aparecerá uma tela com o número completo do IBAN e o nome do destinatário, caso não apareça, está errado, certifique-se de ter inserido correctamente os dígitos do IBAN.
  10. Se estiver tudo certo e se o nome apresentado for realmente o do destinatário pretendido, então pressione confirmar e…
  11. Aguarde a saída do recibo comprovativo da transferência e conserve-o, pelo menos até o destinatário receber o crédito do valor da transferência, normalmente no dia útil seguinte para bancos diferentes.

OBS: As directrizes acima podem ser eventualmente alteradas pela EMIS, seja pela actualização do software, ou qualquer outra razão.

Para saber mais sobre algumas vantagens e limitações à volta das transferências Bancárias, acesse: Transferências Bancárias via ATM (Multicaixa) – Vantagens e Limitações

 

 




26 thoughts on “Como fazer transferências via ATM (Multicaixa)

  1. Hugo Correia

    Transferências via multicaixa é uma maravilha possibilita-nos transferir dinheiro sem andar de um lado para outro com sacos de dinheiro pelas mãos,…será que também é possível fazer transferências internacionais… em Angola?

    Reply
    1. BancosdeAngola Post author

      Saudações prezado Sr. Hugo,
      Em resposta à sua questão, informo que sim, é possível efectuar transferências internacionais em Angola, porém tem de ser em um balcão, e dependente do montante e da finalidade existirão alguns documentos a reunir, mas pela rede multibanco ou multicaixa, é apenas possivel transferir para outros bancos que operam em Angola.

      Reply
    1. BancosdeAngola Post author

      Prezado Bento, sim, basta que tenha o IBAN do banco destinatário, poderá fazê-lo via multicaixa, ou numa agência do Banco emissor, poderá ser cobrada uma taxa quando for efectuada no balcão

      Reply
    1. BancosdeAngola Post author

      Saudações prezada Ana.
      Normalmente se tiver cartão de débito multicaixa pode consultar em uma ATM, se tiver internet Banking, deverá fazer login na sua conta e acessar, ainda se tiver sms banking também poderá consultar, do contrário, apenas consultando directamente o seu banco

      Reply
  2. José dos Santos

    Como posso carregar a minha conta Poker Stars ou outra plataforma de internet a partir de uma conta de um banco angolano?

    Reply
    1. BancosdeAngola Post author

      Saudações prezado,
      Antes de mais agradecemos pelo seu contacto.
      Somos a informar que até o momento ainda não existe, pelo menos até onde tomamos conhecimento, nenhuma plataforma capaz de carregar contas online por meio de contas bancárias à ordem nos bancos de angola, assim os cartões bancários de redes internacionais como VISA, MasterCard, DinnersClub, etc, continuam a ser a solução nestes casos.

      Reply
  3. Débora de Andrade

    Como fazer uma transferência internacional e quanto tempo leva para a mesma ser efectuada?

    Reply
  4. kelly

    Quanto tempo.demora.para cair
    Um dinheiro que seja transferido do banco de angola.para uma.conta no.Brasil.qual.o.tempo.para esse dinheiro cair na conta do brasil

    Reply
    1. Washington Freitas

      Prezada Kelly,

      Em media de 3 a 5 dias, se já tinha divisas na conta, se fizer uma requisição deverá adicionar o tempo para aprovação e venda. O tempo pode variar em função das políticas de cada banco, aqui, e o respectivo banco correspondente.

      Reply
  5. Washington Freitas

    Saudações Kelly,

    Antes de mais agradecemos pelo seu contacto.

    Sua questão foi encaminhada para nosso Setor de Relacionamento, que em breve te esclarecer qualquer dúvida.

    Reply
    1. Lanna Lineu

      As minhas saudações! há impossibilidades no envio de dinheiro para portugal, se puderem sugerir uma opção eu agradecia!

      Reply
  6. Paulo Ferreira

    como posso transferir em USD para um processador online como paypal e payza? gostaria muito que voc~es me ajudam-se!

    Reply
    1. Washington Freitas

      Sr Paulo, agradecemos a visita,

      Em Angola ainda não existe integração directa com contas PayPal e outros gatways de pagamentos online, entretanto pode se usar o visa ou criar uma conta em Moçambique ou África do Sul caso queira fazer essa integração directa com sua conta.

      Reply
  7. Cíntia Luís

    Eu quero saber se no caso de Eu fazer uma transferência em Euro ou seja do BPI para o BFA, o destinatário ou o proprietário da conta no BFA terá algum problema ao levantar o dinheiro que lhe foi enviado a partir do BPI?

    Reply
    1. Washington Freitas

      Apenas poderá levantar Kwanzas, se tiver em moeda estrangeira terá de converter e levantar sem problemas

      Reply
    1. BancosdeAngola Post author

      Sim, os bancos estão a fazer, desde que aguarde por aprovação de divisas, a menos que já tenha divisas em conta, e também desde que cumpra com a documentação exigida

      Reply
  8. Djamila Tavares

    Exmos. Senhores,

    Após a transferência bancária via Multicaixa é possível o destinatário receber no mesmo dia o respectivo valor da transferência??

    Se não quanto tempo ao certo ?

    Reply
    1. BancosdeAngola Post author

      Prezada Sra. Djamila,
      A transferência normalmente chega no dia útil seguinte.

      Reply
  9. Djamila Tavares

    Mais uma questão, depende do sistema??

    É possível o destinatário receber o valor da transferência no mesmo dia independentemente da hora?

    Obrigada!

    Reply
    1. BancosdeAngola Post author

      Prezada Sra. Djamila,
      Prefira sempre fazer as suas transferências entre as 08h às 16h
      Porém não depende da hora para que cheguem ao destinatário, sempre chegarão no dia útil seguinte, normalmente até ao meio dia.

      Reply
  10. Joao

    Bom dia,

    Consigo fazer transferências bancaria do Paypal de Angola para Portugal?
    E como é que funciona?

    Cumprimentos

    Joao

    Reply
    1. BancosdeAngola Post author

      Saudações prezado,
      Basta ter dinheiro na sua conta PayPal de Angola, uma vez que ainda não temos integração directa entre as contas bancárias de angola com o PayPal, seria necessário adicionar fundos com cartão de crédito/débito VISA, ou receber valores com o email.
      Para transferir para portugar basta ter o email associado à conta paypal do destinatário.
      Mais informações em http://www.paypal.com

      Reply

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Conteúdo Protegido !!