Search
24 de September de 2017
  • :
  • :

O Portal Bancos de Angola

É um espaço informativo de divulgação e educação voltado ao sector bancário angolano, suas ofertas, promoções, entrevistas, matérias, cotações, etc. Não devendo ser interpretado como substituto das entidades reguladoras do sector financeiro.

Cedência de liquidez mais cara no interbancário

div

fonte: O PAIS

No mercado interbancário a taxa de juro paga pela liquidez já chegou a atingir 31%. O valor das operações de cedência de liquidez overnight aumentaram quase cinco vezes na terceira semana de Agosto face à anterior.

Os bancos comerciais já pagam 31% de juro pela liquidez no mercado interbancário. Os bancos comercias realizaram entre si operações de cedência de liquidez no mercado interbancário overnight (a 1 dia) na terceira semana de Agosto, equivalente a 22,2 mil milhões KZ, superior aos 4,5 mil milhões KZ verificados na semana antecedente. O aumento do volume transaccionado correlaciona-se ao aumento da taxa de juro média que situou-se entre 13,9% e 31% na última semana, diferente do intervalo de 13,92% e 14,15% verificado na semana anterior.

O aumento da taxa de juro para 31% poderá não influenciar as demais taxas no interbancário mas permite que se compense o efeito da contribuição especial sobre as operações bancárias implementadas nos últimos meses. As receitas diamantíferas diminuíram 23% em Julho em comparação ao período homólogo.

As receitas obtidas pela exportação de diamantes diminuiu em aproximadamente 23% em Julho do ano corrente face ao período homólogo, tendo atingido os 87,94 milhões USD. Contudo, as receitas obtidas em Julho superam os 80,50 milhões USD arrecadados em Junho e representam o máximo desde Fevereiro do ano corrente. As vendas de divisas diminuíram de 689,7 milhões EUR para 77,1 milhões EUR na terceira semana de Agosto.

O Banco Central cedeu menos 88,8% de divisas aos bancos comerciais na semana de 15 a 19 de Agosto, tendo-se fixado em 77,1 milhões EUR. O volume acumulado de divisas vendidas no corrente mês situa-se em aproximadamente 932 milhões USD, muito perto dos 1.072 mil milhões USD registados em Julho.

Espaço Internacional

Nos EUA, o Índice da Actividade Nacional cresceu para 0,27 pontos em Julho, que sinaliza uma potencial recuperação da economia. O índice elaborado pela Reserva Federal de Chicago aumentou de 0,05 pontos em Junho para 0,27 pontos em Julho, que reflecte a expectativa de recuperação da economia no terceiro trimestre, tendo igualmente superado os 0,20 pontos previstos pelos analistas. Na Arábia Saudita, a taxa de inflação homóloga situou-se em 3,8% em Julho, abaixo dos 4,1% registados em Junho.

O Reino divulgou a evolução homóloga do nível geral dos preços, taxa de inflação homóloga, referente ao mês de Julho, tendo atingido os 3,8%, abaixo dos 4,1% referentes ao mês de Junho. No México, o PIB cresceu 2,5% no segundo trimestre. O país registou um aumento de 2,5% do PIB não ajustado sazonalmente que compara aos 2,4% registados no trimestre anterior. Contudo, o país reviu em baixa a previsão de crescimento do PIB para 2016, do intervalo de 2,2%-3,2% para 2%– 2,6%.

Destaques da Agenda Económica

Esta Terça-feira os analistas do Atlântico destacaram a divulgação dos índices PMI Manufactura francês e alemão, elaborados pelo instituto Markit, sendo esperado que atingissem os 48,8 e 53,6 pontos, respectivamente. Realce ainda para a difusão, nos EUA, do volume de novas habitações vendidas em Julho, sendo previsto que se fixasse em 580 mil.




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Website Protected by Spam Master


error: Conteúdo Protegido !!