O Portal Bancos de Angola

É um espaço informativo de divulgação e educação voltado ao sector bancário angolano, suas ofertas, promoções, entrevistas, matérias, cotações, etc. Não devendo ser interpretado como substituto das entidades reguladoras do sector financeiro.

Cartões de Débito versos Crédito

Debito X Crédito

Qual a melhor escolha para  minha necessidade?

Cartões de crédito e débito já são uma grande realidade do quotidiano, pois com eles é possível acessar os caixas eletrônicos  do banco em que possui conta , fazer saques , depósitos, consultas e transferências entre tantos outros serviços.
A segurança que um cartão oferece, é um dos atrativos pois já podemos sair de casa sem dinheiro impresso, e no caso de furto o processo para o bloqueio desta conta é sem complicações!

Cartão de Débito:

Em Angola os mais conhecidos são dos “Cartões Multicaixa”, ele pode ser adquirido no momento em que se abre uma conta em banco, a sua principal função é facilitar a relação entre cliente e banco , tornando a forma em que fazemos pagamentos  mais rápida e segura e sem tarifas. Essa função pode substituir o uso do dinheiro impresso, e os cheques, já que o dinheiro que fica armazenado em conta trata-se de um valor virtual, ele só passa a ser real quando sacado em caixa, ou caixa eletrônico. Geralmente ele é aceito em vários estabelecimentos como padarias, supermercados , postos de combustíveis e muitos outros lugares que façam uso da maquina de leitura de cartão magnético.

Os cartões de débito retiram automaticamente (ou dentro de poucos dias) o dinheiro da conta corrente – como se você estivesse sacando aquela quantia em dinheiro. Por não existir período de carência para uma compra com cartão de débito, é preciso que você tenha na conta o dinheiro para cobrir a transação.

Outras funções

Apesar de o cartão de débito ser diferente do cartão de crédito (um produto para pagamento a prazo) é possível “pré-datar” as compras. Essa função depende do cartão de débito que você escolhe.

Actualmente algumas redes cuja prestação é habitual em cartões de crédito criaram na mesma rede cartões de débto, por exemplo, cartões de débito VISA, possuem as funções do cartão de débito tradicional, porém cobra tarifas adicionais e é aceite apenas na rede VISA.

Cartão de crédito:

O cartão de crédito é um instrumento de pagamento de varejo que possibilita ao portador adquirir bens e serviços nos estabelecimentos credenciados mediante um determinado limite de crédito, este limite é estipulado por comprovação de renda.

Para obter um cartão de crédito necessitamos de intermédio de um banco em parceria com administradoras, podendo ser também emitido exclusivamente por elas, exemplos são as lojas de roupas e mercados, que cada vez mais estão optando por criar cartões exclusivos em parceria com bancos, para maior comodidade de seus clientes.

A previsão para 2014 é que o crédito angolano suba em 2.357 mil milhões de kwanzas, mesmo com a inflação em alta. O mercado bancário está a investir em novos planos crediários, e instalação de aparelhagem para o comerciante poder receber toda a forma de pagamento.

Dica:

Consulte sempre o seu banco para tirar dúvidas sobre a disponibilidade de serviços e a política de limites, prazos e taxas. Também é interessante conferir a tabela de tarifas do seu banco, pois algumas transacções podem ser cobradas (como saques em caixas automáticos 24 horas e casos de segunda via por perda/roubo do cartão). Fique por dentro!




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Conteúdo Protegido !!