O Portal Bancos de Angola

É um espaço informativo de divulgação e educação voltado ao sector bancário angolano, suas ofertas, promoções, entrevistas, matérias, cotações, etc. Não devendo ser interpretado como substituto das entidades reguladoras do sector financeiro.

Caixa Electrónico, Multicaixa, ou Terminal Bancário

Caixa Electrónico, Multicaixa, ou Terminal Bancário

É o principal equipamento da automação bancária, também descrito por ATM (Automated Teller Machine), é um dispositivo que chegou para auxiliar o cliente bancário, permitindo que ele possa operar funções de sua conta bancária sem precisar de auxilio de funcionários de seu banco.

Muitas máquinas também permitem que os utentes de cartões depositem dinheiro ou cheques, embora essa ainda não seja a nossa realidade em Angola, porém, aqui já é possível transferir dinheiro entre contas bancárias, sendo necessário apenas o IBAN do destinatário,também é possível a compra de recargas das operadoras de telefonia, o pagamento da energias entre outras facturas e até mesmo do seguro automóvel, serviço disponibilizado recentemente em Angola entre uma ampla diversidade de serviços cujos pagamentos são facilitados via Multicaixa.

Esta maravilhosa máquina, não é uma invenção tão recente, pois a primeira caixa electrónica foi criada em 27 de junho de 1967 , fabricada por uma empresa britânica De La Rue e instalada num bairro no norte da grande Londres pelo Barclays Banks.

Tendo dado um enorme salto no tempo e tendo evoluído com a tecnologia, os caixas que antigamente só aceitavam um tipo de ficha ou cupão, de uso único que ficava retido em caixa  para evitar fraudes, com a evolução do setor tecnológico dos bancos começaram as melhorias nos serviços das Bancas.

A criação de um número de identificação pessoal (PIN) que contem em todos os cartões, que não necessita ser digitado, pois esta embutido em cada um, foi desenvolvido pelo engenheiro britânico James Goodfellow em 1965, que ainda possui patentes internacionais a cobrir esta tecnologia.

Serviços oferecidos pelas Caixas Automáticas

A idéia inicial , era ser um dispositivo para o saque e o deposito bancário, ou seja ela faria operações que apenas cobrissem o banco onde o usuário detinha uma conta, porém os caixas começaram a evoluir e assim podendo efetuar outras funções bancárias.
A exemplo de Portugal , existe o MultiBanco que é um caixa electrónico que possui acesso a todas (ou quase todas) as agencias bancárias, igual ao Banco 24 Horas do Brasil e ao Multicaixa em Angola.
Embora no início tenham sido focadas algumas das operações possíveis em caixas automáticas, à seguir apresentamos alguns mas operações adicionais, que estão disponibilizados nas redes mais avançadas, que incluem até operações que não estão ligadas diretamente as contas bancárias, por exemplo:

  • Adquirir ingressos, exemplo para três/ comboios, shows espetáculos e etc.
  • Fazer o câmbio de dinheiro por cartões pré-pagos, para telemóveis, como exemplo as recargas de telemóveis pré-pagas ou em alguns países a compra de créditos para telefones públicos.
  • Pagamento de contas domiciliares, ou taxas, para isso usa-se o “escaneamento” de códigos de barras que as algumas caixas oferecem, e paga-se com o saldo em conta, ou com deposito bancário em envelope.

À seguir algumas dicas de segurança a ter ao efectuar transacções financeiras ou não financeiras nos ATM’s (Multicaixas):

  • Verifique sempre bem as máquinas onde insere o seu cartão, pois existem máquinas que são “mafiadas” para roubar dados dos cartões e cloná-los.
  • Verifique sempre as facturas e as opções para evitar débitos indesejáveis e irreversíveis por distração.
  • Certifique-se que ninguém esteja a ver as suas operações, nem o seu código PIN
  • Nunca dê o seu cartão Multicaixa, ou VISA a pessoas para efectuarem transacções por sí, estas podem trocar o seu cartão, e decorar o seu PIN para posteriormente sacarem o seu dinheiro.
  • Outras dicas mais profundas serão dadas num posterior artigo sobre segurança no uso dos meios bancários electrónicos.
  • Por agora o Portal dos Bancos de Angola deseja que se deleite com segurança na opções que a Banca electrónica oferece na facilitação das suas tarefas bancárias do dia-a-dia.




2 thoughts on “Caixa Electrónico, Multicaixa, ou Terminal Bancário

  1. Paulo Quemba

    Adias foi-me roubado todo dinheiro que estava na minha conta do BNI cá é windhoek eu gostaria saber como isso é possível? Se o cartão passa o tempo todo comigo e nem tem mais acesso ao código.

    Reply
    1. Stélio Ricardo

      Caro amigo, desculpa pela demora na resposta, eu sou a informar que é possível sim terem acesso ao seu dinheiro de o cartão for VISA, por exemplo, caso anteriormente tenha feito transacções na internet e alguém tenha tido acesso aos dados do teu cartão, nomeadamente número,data de validade, e código CVV, é possível fazer transacções não presenciais.
      Outra possibilidade é de o seu cartão ter sido clonado.
      Deverá dirigir-se ao seu banco e fazer uma reclamação, e abrir-se há um processo de averiguação.

      Reply

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Conteúdo Protegido !!