O Portal Bancos de Angola

É um espaço informativo de divulgação e educação voltado ao sector bancário angolano, suas ofertas, promoções, entrevistas, matérias, cotações, etc. Não devendo ser interpretado como substituto das entidades reguladoras do sector financeiro.

BNA Retoma ao programa de educação financeira em Novembro

Em Novembro de 2013, o BNA – Bancos Nacional de Angola, vai retomar ao programa de educação financeira, com o objetivo de alcançar em 2013 uma taxa de penetração de serviços bancários entre a população de 30%, informou a Delegação Sul do BNA.

Em um comunicado, o delegado regional Luis Henrique da Silva disse que o BNA descobriu que a dificuldade das pessoas em acessar os serviços bancários deve-se à falta de conhecimento da utilidade e funcionamento do sistema bancário.

A situação é agravada em grande parte, pela falta de documentos de identificação pessoal, salários baixos em comparação com os valores necessários para a abertura e manutenção de contas, bem como a presença fraca da rede bancária no interior do país, como cita a Agência de Notícias ANGOP.

Assim, acrescenta, o BNA ” entende que a educação financeira é um factor determinante no aprofundamento e estabilidade do sistema financeiro, pelo que atribui crescente importância às iniciativas de promoção dos níveis de informação financeira, envolvendo-se na definição e execução de estratégias a nível nacional para a inserção consciente da população no sistema.”.

Este, o documento sublinha que o banco central encoraja a poupança, livre e permite libertar fundos para investimento, caminhando para a formalização intenção da economia, daí a necessidade de empreender uma campanha educativa que ocorrerá de 5 novembro – 31 janeiro de 2014, a fim de obter resultados satisfatórios.

Actividades formais previstas nas províncias de Benguela e Kwanza Sul, ficam dependentes da delegação local do BNA, com destaque para cerca de 32 palestras em vários locais que estarão inseridas nos mais variados temas do programa de educação financeira.

Fonte:  Macauhub




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Conteúdo Protegido !!