Search
24 de September de 2017
  • :
  • :

O Portal Bancos de Angola

É um espaço informativo de divulgação e educação voltado ao sector bancário angolano, suas ofertas, promoções, entrevistas, matérias, cotações, etc. Não devendo ser interpretado como substituto das entidades reguladoras do sector financeiro.

BNA fica um ano sem mexer na taxa de juro

A taxa de juro base irá manter-se até ao final deste mês nos 16%, decisão levada a cabo pelo Banco Nacional de Angola – BNA – por causa da desaceleração nos preços. Esta decisão faz com que se complete um ano inteiro sem que se altere a taxa de juro.

Desaceleração da inflação leva à não alteração da taxa de juro

A decisão do BNA de não mexer na taxa de juro está presente numa nota oficial acerca da reunião do Comité de Política Monetária (CPM), a qual se realiza todos os meses, com o intuito de avaliar os indicadores do crescimento económico do país, assim como as contas monetárias e fiscais.

De acordo com declarações vindas do banco central angolano, uma particular atenção foi prestada à evolução dos preços na economia nacional, sendo que o Comité de Política Monetária notou que a inflação tem vindo a percorrer uma trajectória decrescente, trajectória essa que vem desde Janeiro de 2017.

De acordo com o INE – Instituto Nacional de Estatística – a inflação do mês de Abril foi de 2% em Luanda, menos 0.24% que o mês anterior.

No último ano, os preços tiveram um aumento de 36.33%, tendo no mês de Abril atingido os 37.86%, factor esse que reflecte uma desaceleração da inflação mensal, quando comparada com Abril do ano passado, que estava nos 3.14%.

Quanto à taxa de juro, as variações nas mesmas servem para controlar a evolução da inflação, e esta manteve-se fixada em 8.75% até Julho de 2014, depois de um corte de 0.5% na altura.

Depois, em 2015, subiu para 9%, seguido de um ciclo de subidas até Junho de 2016, chegando aos 16%.

A 30 de Maio, na reunião mensal do CPM, foi decidido manter-se a taxa base de juro nos 16% anuais, pelo menos até ao final deste mês, quando se fará uma nova avaliação. O BNA ainda decidiu não fazer alterações na taxa de juro de facilidade permanente de cedência de liquidez, a qual está fixada nos 20% anuais. O Banco Nacional de Angola ainda decidiu descer a taxa de juro da facilidade permanente de absorção de liquidez a 7 dias para os 5.25% anuais, tendo estado até à data a 7.25% ao ano.

 




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Website Protected by Spam Master


error: Conteúdo Protegido !!