O Portal Bancos de Angola

É um espaço informativo de divulgação e educação voltado ao sector bancário angolano, suas ofertas, promoções, entrevistas, matérias, cotações, etc. Não devendo ser interpretado como substituto das entidades reguladoras do sector financeiro.

BNA divulga canal de reclamações para irregularidades dos bancos comerciais quanto aos recursos

Banco nacional de Angola angola

 

Em nota de imprensa publicada ao qual o Portal dos Bancos de Angola teve acesso, o Banco Central de Angola, BNA, pronuncia-se relativamente aos bancos comerciais que operam no mercado bancário nacional que de alguma forma venham a prejudicar seus clientes, ao restringirem ou eventualmente negarem-se a proceder à disponibilização e movimentação de seus recursos.
No documento, o BNA informa que em função da sua constatação de que algumas instituições financeiras têm procedido de forma inadequada, até mesmo negligenciando a existência de um vínculo contratual estabelecido entre as partes, daí que no âmbito das suas competências qual garante da estabilidade do sistema financeiro, e com vista a ultrapassar eventuais irregularidades, os clientes são instados a endereçar suas dúvidas e reclamações à sede do BNA, na avenida 4 de Fevereiro, nº 148, ou atravez do correio electrónico: “atendimento.reclamacoes@bna.ao”.
Nas últimas semanas têm aumentado a quantidade de reclamações por parte dos consumidores de serviços bancários nacionais, quanto ao acesso aos seus recursos depositados em divisas, e mesmo quanto a pagamentos de facturas correspondentes a bens e serviços ao exterior.
Alguns bancos comerciais argumentam que em função da queda do preço do petróleo, e da consequente redução das entradas de divisas no país, tomaram medidas cautelares para a gestão “equilibrada ” das divisas em posse dos mesmos, atitude esta que o Governador do BNA em conferência de imprensa cedida por ocasião da reunião do concelho de ministros, considerou precipitada por parte dos bancos comerciais, e afirma que o BNA não reduziu a quantidade de divisas vendida aos bancos, e que pelo contrário tem havido um crescimento na quantidade de divisas vendidas entre Janeiro de 2013 à Janeiro de2015.




2 thoughts on “BNA divulga canal de reclamações para irregularidades dos bancos comerciais quanto aos recursos

  1. Andrey Santana

    Infelizmente as reclamações não funcionam.
    Já procedi com a reclamação há mais de uma semana, e nem fui recebido com um simples “recebemos a sua reclamação”.
    A intenção é boa, só falta é funcionar…

    Reply
    1. BancosdeAngola Post author

      Prezado,

      Quando tiver um tempo pode sempre dirigir-se ao BNA pessoalmente.

      Reply

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Conteúdo Protegido !!