O Portal Bancos de Angola

É um espaço informativo de divulgação e educação voltado ao sector bancário angolano, suas ofertas, promoções, entrevistas, matérias, cotações, etc. Não devendo ser interpretado como substituto das entidades reguladoras do sector financeiro.

BNA conclui pagamentos à Namíbia em 2018

A dívida de Angola à Namíbia ficará paga já no próximo ano, segundo declarações do Presidente Hage Geingob. A dívida foi contraída no âmbito do acordo de conversão monetária que se estabeleceu entre os dois países ainda em 2015. 

Espera-se que já no próximo ano as autoridades angolanas concluam o pagamento da dívida que contraíram com a Namíbia em 2015. O presidente namibiano diz que o país está a devolver o dinheiro devido, e que espera que esses pagamentos fiquem totalmente liquidados já em 2018.

BNA acaba de pagar dívida à Namíbia em 2018

De acordo com as declarações do presidente da Namíbia, Angola tem pago a dívida em dólares norte-americanos, e mesmo com todas as situações difíceis por que tem passado, deverá terminar de pagar a dívida em 2018.

Inicialmente o Banco Nacional de Angola devolveu 390 milhões de dólares namibianos ao Banco da Namíbia em custos de recompra de kwanzas, os quais foram levados para a Namíbia desde que celebraram o acordo em Junho de 2015.

Este acordo fez com que se começassem a efectuar trocas de Kwanzas nos bancos namibianos. No entanto, esta troca foi interrompida seis meses depois, por suspeita de irregularidades no posto fronteiriço de Oshikango, assim como pelas críticas de economistas e empresários que diziam que este acordo levou a que a economia do país entrasse numa crise de liquidez logo nos primeiros meses de implementação do acordo.

Desde então que o Banco Nacional de Angola tem lutado para liquidar a sua dívida para com o país vizinho.

Vários representantes do público vieram exigir que Angola resgatasse o dinheiro, afirmando que os angolanos os estavam a roubar. Acusações que o presidente namibiano desmente, reiterando o facto de que Angola está a pagar e a cumprir com os seus compromissos.

Resgate

O BNA comprou mais de 514 milhões de dólares em Kwanzas à Namíbia, segundo declarações das autoridades da Namíbia, em Julho, mas que ainda teriam de regularizar a compra de 200 milhões de dólares.

O vice-governador da Namíbia, Ebson Uanguta, foi quem prestou essas informações, aquando a visita de Valter Silva ao país, na altura o governador do Banco Nacional de Angola.

De acordo com as suas declarações, as autoridades angolanas pagaram 661 milhões de dólares namibianos naquele mês, mas ainda estariam em falta mais quatro pagamentos, dois ainda em 2017, e outros dois para 2018.

As autoridades dos dois países acordaram no pagamento de aproximadamente 52 milhões de kwanzas para recompra, em dólares, ao ritmo de 20 milhões de dólares em cada trimestre.

O Banco Nacional de angola tinha solicitado em tempos um período de cinco anos para recomprar o total de Kwanzas levados para a Namíbia, mas negociações têm levado á solução do problema de forma mais rápida.

Dinheiro envolvido no acordo de conversão monetária

Total – 390.000.000 dólares dos EUA, devolvidos em custo de recompra

Julho – Pagamento de 661.000.000 dólares namibianos

Em falta – 200.000.000 dólares EUA, 52.275 milhões de kwanzas (a resgatar pela Namíbia).

Fonte: Jornal de Angola




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Conteúdo Protegido !!