Search
23 de September de 2017
  • :
  • :

O Portal Bancos de Angola

É um espaço informativo de divulgação e educação voltado ao sector bancário angolano, suas ofertas, promoções, entrevistas, matérias, cotações, etc. Não devendo ser interpretado como substituto das entidades reguladoras do sector financeiro.

BNA aumenta taxa de juro para 14%.

ESPECIAL_BNA_AMPEROGERIO-620x413

Fonte: Rede Angola

 

Depois de um aumento de 1% em Janeiro, autoridade monetária volta a mexer na taxa de referência.

 

O Banco Nacional de Angola (BNA) aumentou em dois pontos percentuais a taxa básica de juro do país, que passou agora a estar fixada em 14 por cento, anunciou a instituição.

A decisão foi influenciada “essencialmente pelo ajustamento dos preços administrados e pela variação da taxa de câmbio”, conforme se lê no comunicado final da reunião mensal do Conselho de Política Monetária do BNA, realizada na segunda-feira para avaliar os indicadores de crescimento económico e as contas fiscais e monetárias de Fevereiro.

Trata-se do segundo aumento em 2016, depois de um ponto percentual que foi acrescentado em Janeiro, sendo já na altura a maior subida em pelo menos dois anos.

A taxa de juro, cujas variações podem servir para controlar a evolução da inflação – que em Angola superou os 20 por cento em Fevereiro -, esteve fixada até Julho de 2014 em 8,75 por cento, após um corte, na altura, de meio ponto percentual, e aumentou há mais de um ano para 9 por cento.

Já em Março do ano anterior, subiu mais 0,25 pontos percentuais, em Junho aumentou para 9,75 por cento e em Julho mais meio ponto percentual, para 10,25 por cento, tendo em Agosto sido fixada em 10,5 por cento, subindo em Dezembro para os 11 por cento.

O Comité de Política Monetária decidiu também nesta reunião, que decorreu em Luanda, aumentar as taxas de juro da Facilidade Permanente de Cedência de Liquidez, de 14 por cento para 16 por cento ao ano, e da Facilidade Permanente de Absorção de Liquidez com maturidade de sete dias, de 1,75 por cento para 2,25 por cento ao ano.




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Website Protected by Spam Master


error: Conteúdo Protegido !!