O Portal Bancos de Angola

É um espaço informativo de divulgação e educação voltado ao sector bancário angolano, suas ofertas, promoções, entrevistas, matérias, cotações, etc. Não devendo ser interpretado como substituto das entidades reguladoras do sector financeiro.

BNA aumenta, pela primeira vez este ano, os Kwanzas em circulação

Pela primeira vez neste ano de 2017, o BNA (Banco Nacional de Angola) aumentou a quantidade de Kwanzas em circulação para o mercado nacional. Embora esta subida não seja muito expressiva, ficando-se pelos 4%, vai contra a tendência dos últimos meses, muito marcada pela retirada do Kwanza das ruas, de forma a que se valorizasse a moeda nacional.

Entre os meses de Abril e Maio, o Banco Nacional de Angola colocou em circulação mais de 16 mil milhões de kwanzas, o que equivale a aproximadamente 100 milhões de dólares. Este montante eleva o volume de notas e moedas no mercado, assim, para 438.709 milhões de kwanzas, aproximadamente 2.643 milhões de dólares, em Maio deste ano.

Aumento dos kwanzas em circulação no mercado de 4%

Este aumento de 4% do montante de kwanzas em circulação no mercado está inscrito no relatório do BNA, que lança semanalmente. O aumento verificado é em relação ao período anterior, de retirada de kwanzas da circulação do mercado nacional, retirada essa que se incluía no âmbito da estratégia encontrada para valorizar a moeda nacional.

Desde Janeiro que o BNA retirou de circulação 60 mil milhões de kwanzas, altura em que o dólar atingiu os valores máximos, o que equivale a cerca de 361 milhões de dólares.

Esta política colocou o volume de moeda nacional em circulação no mercado como o mais baixo desde 2013, quando se encontravam em circulação 422.174 milhões de kwanzas.

Com este aumento de moeda nacional em circulação no mercado, podemos dizer que o país se encontra a recuperar, embora lentamente, da crise que abalou desde 2014, devido à queda do preço do barril de petróleo, principal economia nacional.




One thought on “BNA aumenta, pela primeira vez este ano, os Kwanzas em circulação

  1. Rosimeiro Alaerson Gerónimo Uliengue

    Estamos a falar de uma politica monetária Expansiva, que consiste em aumentar a oferta de moeda, reduzindo assim a taxa de juros básica e estimula investimento maioritariamente no sector privado.

    Por exemplo:

    O aumento de 4% de moeda em circulação, faz com que haja redução na taxa de juros, aumentando a oferta da moeda e a operação de mercado utilizada é a compra de obrigações do tesouro nacional, comprando estes activos dos bancos.

    Reply

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Website Protected by Spam Master


error: Conteúdo Protegido !!