O Portal Bancos de Angola

É um espaço informativo de divulgação e educação voltado ao sector bancário angolano, suas ofertas, promoções, entrevistas, matérias, cotações, etc. Não devendo ser interpretado como substituto das entidades reguladoras do sector financeiro.

BFA, 20 Anos + 1 milhão de clientes

O portal dos Bancos de Angola, traz aos seus leitores uma especial matéria sobre os 20 anos do BFA , e da meta de 1 milhão de clientes atingida por esta instituição.

O nosso portal  preparou algumas questões, que por cortesia da área de comunicação do BFA, foram abaixo respondidas.

 

BA – Quais as princiapais conquistas do BFA ao longo dos 20 anos no mercado?

BFA – O BFA está neste momento a comemorar 20 anos e 1 Milhão de Clientes.

Atingir a cifra de 1 Milhão de Clientes e ser uma entidade financeira sólida no mercado angolano são duas grandes conquistas e temos sido reconhecidos por isso.

Abaixo estão os principais prémios recebidos nos últimos anos:

Prémius Sírius – Prémio da Melhor Empresa do Ano de 2011 no sector Financeiro, é de realçar que, por ter sido a primeira edição dos Prémios Sírius e pelos objectivos que persegue, entre outros factores, a escolha do BFA como Banco premiado constitui uma das maiores distinções públicas que o BFA já alcançou nos seus 19 anos de actividade.

Melhor Banco em Angola em 2012 (EMEA Finance) – A Revista EMEA Finance distinguiu pela 3ª vez o Banco de Fomento Angola com o prémio de Melhor Banco em Angola em 2012, pelo seu desempenho e consistência nos resultados.

O BFA tem vindo a ser distinguido por esta publicação desde 2009, devido ao seu desenvolvimento sustentável e crescimento sólido:

  •  Melhor Banco em Angola (2009)
  • Banco Mais Inovador (2010)
  • Melhor Banco em Angola (2011)

Para o BFA estas distinções são reflexo da dedicação e do empenho que a sua equipa impõe na execução das suas tarefas, tornando-o cada vez mais inovador e pioneiro em muitos projectos.

Banco do ano em Angola (The Banker)  – O BFA foi distinguido pela Revista The Banker com o Prémio “Banco do ano em Angola” para a edição 2012 do Bank of the Year Awards. Esta distinção é atribuída a um único Banco em cada País e o BFA foi escolhido pela primeira vez pelo seu desempenho e credibilidade no mercado angolano. O objectivo do Bank of the Year Awards é premiar e promover a excelência da comunidade bancária a nível global.

Melhor Banco Comercial em Angola (Global Banking and Finance Review)  – O site Global Banking and Finance Review distinguiu pela 1ª vez o BFA  com o Prémio de “Melhor Banco Comercial em Angola em 2013” .

A distinção teve como factor principal a oferta diversificada de produtos e serviços, sendo ainda de destacar:

  • Lançamento de produtos distintos e inovadores
  • Rede de Balcões extensa
  • Actividade contínua para a satisfação do Cliente
  • Programa de Responsabilidade Social

Anualmente o Global Banking and Finance Review premeia diversas instituições do sector financeiro em todo mundo a partir dos seguintes critérios: Realização, Desafio, Progresso e Capacidade de inovação no mercado financeiro

Prémio STP (Straight Through Processing), Deustche Bank –  O BFA foi distinguido pelo 11º ano consecutivo pelo Deustche Bank com o Prémio STP (Straight Through Processing) resultado do elevado sucesso no índice de processamento automático das operações sobre o estrangeiro, realizadas em 2012, com uma taxa de 99,62%.

O índice STP reflecte a percentagem de pagamentos que são processados de forma totalmente automática, sem qualquer intervenção manual, sendo um indicador da qualidade com que os pagamentos internacionais são processados no BFA.

O BFA tem sido distinguido por este prémio desde 2002, sendo de destacar as taxas de processamento sempre crescentes nos 3 últimos anos:

  •  2010 à 98,2%
  • 2011 à 98.97%
  • 2012 à 99.62%

 Superbrands – A Superbrands chegou à Angola em 2009 e em 2010 realizou a primeira entrega de prémios “Marcas de Excelência” onde numa lista inicial de 400 marcas o BFA foi seleccionado e distinguido. De igual modo em 2011 e 2013, o BFA foi considerado marca de excelência, tendo a possibilidade de usar o selo Superbrands nas suas comunicações e de estar presente no prestigiado livro Superbrands.

 

BA – Quais as evoluções nas ofertas a clientes  Particulares e Empresas?

BFA – O Banco de Fomento Angola é um banco de retalho e uma referência no mercado financeiro nacional. É o banco privado com a maior rede de balcões na província de Luanda e uma das maiores a nível nacional. É líder de mercado em cartões de débito e terminais de pagamento automático e em 2012 captou mais de 160 mil novos Clientes, ultrapassando o marco de 1 milhão de clientes. Está fortemente empenhado no desafio da bancarização da população Angolana e na crescente modernização do sistema financeiro Angolano. No final de 2012, tinha um ativo próximo dos 8 mil milhões de USD e um rácio de solvabilidade de 24,2%, muito acima do mínimo regulamentar exigido pelo Banco Central (10%).

O BFA disponibiliza na sua oferta um vasto leque de produtos e serviços quer para Clientes particulares quer para clientes empresa.

Neste âmbito de destacar a oferta criada recentemente para as empresas do sector petrolífero, com a criação de dois centros de empresas dedicados exclusivamente ao acompanhamento destes Clientes e uma oferta de serviços específicos para dar resposta às suas necessidades.

Para o segmento de particulares, o BFA tem uma rede de Centros de Investimento, especializada no acompanhamento de Clientes com elevado rendimento e/ou património, onde disponibiliza um serviço personalizado, num espaço requintado, exclusivo e com toda a confidencialidade.

Relativamente aos beneficios aos clientes de maneira geral, estes são o nosso foco principal e toda a nossa actividade é direccionada a satisfação do Cliente.

 

BA – Qual o contributo do BFA para o fortalecimento do sector bancário e da economia do país?

BFA – O mercado bancário é hoje, possivelmente, um dos mais competitivos que existe em Angola e o BFA tem dado o seu contributo quer a partir da introdução de novos produtos e serviços como melhorando a qualidade de atendimento.

 

 

O Portal dos Bancos de Angola, agradece a cortesia do BFA por ter tornado possível a apresentação da matéria e deseja sucesso na jornada do BFA com vista na apresentação das melhores soluções para o público Angolano.




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Conteúdo Protegido !!