O Portal Bancos de Angola

É um espaço informativo de divulgação e educação voltado ao sector bancário angolano, suas ofertas, promoções, entrevistas, matérias, cotações, etc. Não devendo ser interpretado como substituto das entidades reguladoras do sector financeiro.

Bancos Comerciais autorizador a retomar à exportação de divisas sem prévia autorização

Containers no Porto do RIo de Janeiro

 

Luanda | Fonte: Agência Lusa

O Banco Nacional de Angola (BNA) autorizou os bancos que operam no país a voltar a importar, exportar e reexportar divisas, sem autorização prévia, medida entendida como uma forma de travar a desvalorização do kwanza no mercado informal.

A informação consta de um aviso do banco central angolano, e faz retornar estas operações à forma como se processavam há precisamente um ano, quando passaram a estar sujeitas a licenciamento.

“As instituições bancárias estão autorizadas, no âmbito do seu objeto social, a importar, exportar e reexportar moeda estrangeira, bem como cheques de viagem, sem autorização prévia do BNA”, lê-se no aviso, que entrou em vigor a 29 de janeiro e que o banco central justifica com a “necessidade de se reajustar a regulamentação” sobre estas operações.

A aplicação desta medida surge numa altura em que a moeda nacional, o kwanza, segue em forte desvalorização cambial, com o dólar norte-americano a registar fortes subidas no mercado informal.

De acordo com os mais recentes dados do BNA, os bancos comerciais adquiriram divisas no valor de 2.092 milhões de dólares em Dezembro último.

 




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Website Protected by Spam Master


error: Conteúdo Protegido !!