Search
24 de September de 2017
  • :
  • :

O Portal Bancos de Angola

É um espaço informativo de divulgação e educação voltado ao sector bancário angolano, suas ofertas, promoções, entrevistas, matérias, cotações, etc. Não devendo ser interpretado como substituto das entidades reguladoras do sector financeiro.

Bancos centrais em negociação para uso das moedas chinesa e angolana em ambos os países

Angola-China-alfinete-bandeiras

 

fonte: rtp

Os bancos centrais de Angola e da China estão a acertar os pormenores de um acordo que vai permitir o uso das moedas nacionais de ambos os países, nas trocas comerciais bilaterais.

 

O governador do Banco Nacional de Angola, José Pedro de Morais, disse que esse acordo vai trazer “muitas vantagens” quando estiver implementado.

“A moeda chinesa hoje é uma moeda vastamente utilizada nas trocas comerciais internacionais e vamos ter muitas vantagens quando este acordo poder ser utilizado”, referiu José Pedro de Morais, em declarações divulgadas hoje pela rádio pública angolana.

O acordo, cujo anúncio da sua negociação foi feito em agosto passado, pela ministra do Comércio de Angola, Rosa Pacavira, vai permitir que os agentes económicos de ambos os países possam usar a moeda chinesa em Angola e a angolana na China, facilitando as trocas comerciais.

“Hoje em dia, há um apoio muito grande das instituições financeiras internacionais a este tipo de acordos, porque ele permite garantir que o comércio externo se continue a fazer sem recurso a uma terceira moeda, que neste caso seria o dólar”, frisou o governante angolano.

Em agosto, Rosa Pacavira anunciou que o kwanza ia valer na China, o renminbi (moeda chinesa ou yuan) em Angola.

Rosa Pacavira considerou, na altura, o acordo uma mais-valia pelo facto de Angola estar a enfrentar uma quebra nas suas receitas fiscais, com a exportação de petróleo, que afetou o mercado cambial, devido à redução da cotação internacional do barril de crude e na entrada e divisas no país.

“Nenhum país aceitou fazer isso, só foi a China. Isto é um dos grandes benefícios. A moeda vai valer em ambos os países”, sublinhou a ministra.




One thought on “Bancos centrais em negociação para uso das moedas chinesa e angolana em ambos os países

  1. Fernando Manuel Pascoal

    Espero que este acordo seja uma realidade, porque vai trazer muitas vantagem pra nossa economia que esta em desenvolvimento e com esta face que estamos a passar de crise temos que diversificar a nossa economia e a China é um grade parceiro económico apostar …

    Reply

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Website Protected by Spam Master


error: Conteúdo Protegido !!