O Portal Bancos de Angola

É um espaço informativo de divulgação e educação voltado ao sector bancário angolano, suas ofertas, promoções, entrevistas, matérias, cotações, etc. Não devendo ser interpretado como substituto das entidades reguladoras do sector financeiro.

Banco Nacional de Angola volta a reduzir venda de divisas

O Banco Nacional de Angola, durante a última semana, voltou a reduzir as vendas de divisas, para um valor de aproximadamente 144 milhões de euros, o equivalente a 150 milhões de dólares, divisas essas que se destinaram à cobertura de várias operação, mas em especial às do ramo produtivo (perto de 54 milhões de euros). 

Este semana, o BNA diminuiu a venda de divisas em 232.7 milhões de euros, relativamente à semana anterior, e poderá aceder a estes dados consultando o relatório que o Banco Nacional de Angola lança semanalmente acerca dos mercados cambiais e monetários.

Sector produtivo recebe 54 milhões de euros, mas divisas chegaram para cobrir necessidades de outros sectores

De facto, o sector produtivo foi aquele que mais beneficiou com a venda de divisas feita pelo Banco Nacional de Angola, contando com aproximadamente 54 milhões de euros. No entanto, vários outros sectores tiveram acesso a estas divisas, em detalhe:
  • 12.4 milhões de euros – operações efectuadas pelos Ministérios e Organismos estatais
  • 12.2 milhões de euros – operações das Cartas de Crédito, as quais são asseguradas pelo BNA (especialmente para o sector produtivo e bens alimentares)
  • 9.2 milhões de euros – operações do sector da saúde
  • 9.1 milhões de euros – operações de cobertura de ajuda familiar, viagens, saúde e educação
  • 8.9 milhões de euros – operações de cartões de crédito
  • 4.5 milhões de euros – operações das casas de câmbio
  • 4.5 milhões de euros – operações das operadoras de remessas
  • 3.6 milhões de euros – operações do sector energético e da água

De acordo com o relatório do BNA, a taxa de câmbio média de referência para a venda do dólar americano situava-se em 144.742 kwanzas o dólar, no mercado cambial primário, e a taxa de câmbio média de referência para a venda de euros no mercado cambial primário encontrava-se em 186.296 kwanzas o euro.

As taxas de câmbio têm permanecido praticamente inalteradas no último ano, e a tendência será para uma manutenção destas taxas.

Note que ainda não temos acesso ao dólar no país, sendo disponibilizados pelo Banco Nacional de Angola apenas Euros.

No entanto, no mercado de rua, consegue as divisas americanas, que embora ilegalmente, é a única forma de se obter estas divisas estrangeiras. Estão a ser vendidos a mais de 300 kwanzas por dólar.




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Conteúdo Protegido !!