O Portal Bancos de Angola

É um espaço informativo de divulgação e educação voltado ao sector bancário angolano, suas ofertas, promoções, entrevistas, matérias, cotações, etc. Não devendo ser interpretado como substituto das entidades reguladoras do sector financeiro.

Banco apoia expansão de empresas.

download (1)

Fonte: Jornal de Angola

 

 

O apoio à internacionalização das empresas de Angola é uma das apostas do Banco Caixa Geral Angola, garantiu no dia 10 deste mês, em Luanda, o presidente da comissão executiva da instituição que perdeu a designação Totta.

 

Marques Pereira adiantou ser importante apoiar a internacionalização das empresas angolanas e ajudar outras empresas a investirem em Angola, aproveitando a rede internacional em que o grupo CGD está integrado, bem como a rede internacional de alguns dos accionistas, particularmente da Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol).
O Banco Santander Totta e a Santotta – Internacional SGPS anunciaram a 8 de Julho a venda da sua participação de 49 por cento no capital social da PartAng SGPS à Caixa Geral de Depósitos, passando o grupo CGD a deter a totalidade do capital daquela sociedade e por sua vez 51 por cento do capital social do agora designado Banco Caixa Geral Angola.
Além da holding PartAng (51 por cento), a estrutura accionista do banco, que opera em Angola desde 2009, é detida pela petrolífera estatal angolana Sonangol (25 por cento) e pelos empresários Jaime Freitas (12 por cento) e António Mosquito (12 por cento). O banco registou em 2014 um resultado líquido de 9,1 mil milhões de kwanzas, o quarto melhor registo do sistema financeiro angolano no ano passado. Na sequência da saída da sociedade do grupo bancário espanhol Santander, o Banco Caixa Totta Angola passou a partir de quinta-feira a designar-se Banco Caixa Geral Angola.
O Presidente do Conselho de Administração, Nuno Thomas, disse que, em Junho passado, a Caixa Geral de Depósitos (CGD) adquiriu a posição detida na Partang pelo Banco Santander Totta. Com esta transacção, prosseguiu, a CGD passou a deter a totalidade do capital da Partang e indirectamente a maioria do capital do Caixa Totta (51 por cento do capital social), assumindo a importância do mercado angolano para o reforço da sua estratégia de internacionalização. Em 2014, o banco apresentou um resultado líquido de 9.163 milhões de kwanzas, o que elevou o Caixa Angola, em termos de resultados líquidos, para o quarto lugar do sistema financeiro angolano e nos indicadores de rentabilidade e eficiência de fundos próprios de 25 por cento e um rácio de eficiência de 37 por cento.
O Caixa Angola é uma filial do Grupo Caixa Geral de Depósitos, um grupo financeiro internacional, nascido há 140 anos com sede em Portugal e está representado em 23 países e em quatro continentes. Actualmente, a instituição conta com 36 agências e quatro centros de empresas, com presença na maioria das províncias do país.




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Website Protected by Spam Master


error: Conteúdo Protegido !!