O Portal Bancos de Angola

É um espaço informativo de divulgação e educação voltado ao sector bancário angolano, suas ofertas, promoções, entrevistas, matérias, cotações, etc. Não devendo ser interpretado como substituto das entidades reguladoras do sector financeiro.

António Domingues vai ser vice-presidente do BFA

BFA Novo PCE

Fonte: Jornal de Negócios

O banqueiro, ex-presidente da Caixa, aceitou o convite do presidente do conselho de administração do BFA, Mário Leite Silva, e vai também ser presidente da comissão de auditoria e finanças da Efacec.

António Domigues vai ser vice-presidente do BFA (Banco de Fomento Angola), instituição financeira controlada a 51,9% pela Unitel, empresa de telecomunicações angolana onde Isabel dos Santos tem uma participação de referência.

A informação de que o ex-presidente da Caixa ia ocupar um lugar na administração deste banco angolano foi avançada por Luís Marques, no seu comentário semanal da SIC, tendo o Negócios apurado que António Domingues já foi nomeado para o cargo de vice-presidente.

Mário Leite Silva, presidente do conselho de administração do BFA explicou ao Negócios o convite que endereçou a António Domingues pelo facto de se tratar de uma pessoa com um “profundo conhecimento do mercado”.

Segundo o presidente do conselho de administração do BFA, foi também por isso que António Domingues foi convidado para exercer funções de administrador não executivo da Nos, onde Isabel dos Santos, a par da Sonae, é uma das accionistas de referência.

Além destes cargos, Mário Leite Silva adiantou que António Domingues vai também ser presidente da comissão de auditoria e finanças da Efacec, empresa controlada pela empresária angolana.

Em Janeiro deste ano, no âmbito da saída da Unitel do capital do BPI, a empresa formalizou a compra de 2% do BFA à instituição financeira agora controlada pelos espanhóis do CaixaBank. Com este acordo, a Unitel passou a deter 51,9% do BFA, enquanto o BPI ficou uma participação de 48,1%.

Foi nessa altura que Mário Leite Silva, presidente da Santoro, holding pessoal de Isabel dos Santos, passou a assumir também as funções de presidente do conselho de administração do BFA.




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Website Protected by Spam Master


error: Conteúdo Protegido !!