O Portal Bancos de Angola

É um espaço informativo de divulgação e educação voltado ao sector bancário angolano, suas ofertas, promoções, entrevistas, matérias, cotações, etc. Não devendo ser interpretado como substituto das entidades reguladoras do sector financeiro.

Angola: Sistema financeiro da SADC está estável, afirma governador do BNA

Capturar

Fonte: Portal Angop

Luanda – O governador do Banco Nacional de Angola (BNA), José Pedro de Morais, declarou hoje, em Luanda, que o sistema financeiro da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) está estável, apesar de alguns pontos de incerteza.

O gestor do Banco Central angolano fez esta declaração à margem da 41ª primeira reunião do Comité dos Governadores dos Bancos Centrais (CCGB) da SADC, tendo como base uma pesquisa sobre a avaliação da estabilidade financeira na SADC, efectuada pelo BNA.

O estudo, que terá sido apresentado hoje aos governadores dos bancos centrais da região, segundo José Pedro de Morais, é positivo, embora existam algumas incertezas relacionadas com a pouca procura e a baixa dos preços das “commodities”.

Um dos principais objectivos da pesquisa, como disse o governador do BNA, é saber como os países reagem e particularmente como é que os bancos centrais podem  estimular a economia nessas circunstâncias.

“ O problema é que quando o espaço fiscal é pequeno o papel da política fiscal também se reduz para criar as suas economias”, disse o governador pensando numa alternativa interna, além das exportações.

Neste âmbito, referiu que a saída para superar os choques dos preços das commodities e relançar as economias é estimular a procura interna e a regional.

“Perante  esses choques dos preços das commodities  como é que relançamos as nossas economias  num ambiente em que a procura mundial por esses produtos baixou. Não podemos relançar as economias  por vias das exportações porque não há procura por elas , portanto temos que estimular a procura interna e já agora a procura regional”, disse José Pedro de Morais, apresentando essas ideias como soluções.

A questão da estabilidade financeira na região e do relançamento das economias dos países do CCGB, de acordo com José Pedro do Morais, os governadores acharam que é um tema muito importante, por isso volta a ser abordado numa sessão estratégica que os comités reguladores têm, uma vez que a próxima sessão está prevista para  final deste ano, mas passará para Fevereiro para ser discutida com mais profundidade.

A reunião do CCGB termina hoje.




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Website Protected by Spam Master


error: Conteúdo Protegido !!