O Portal Bancos de Angola

É um espaço informativo de divulgação e educação voltado ao sector bancário angolano, suas ofertas, promoções, entrevistas, matérias, cotações, etc. Não devendo ser interpretado como substituto das entidades reguladoras do sector financeiro.

Angola: Comité de governadores de bancos da SADC analisa indicadores macroeconómicos.

Capturar

 

Fonte: Portal Angop

Luanda – A saúde financeira dos estados membros Comunidade de Desenvolvimento de África Austral (SADC) está em analise na 41ª reunião de peritos do Comité de Governadores dos Bancos Centrais (CCGB), aberta hoje em Luanda.

Em função da conjuntura internacional, caracterizada pela baixa do preço do petróleo no mercado internacional e a desaceleração das grandes economias mundiais, alguns países da região registam dificuldades de tesouraria, enquanto outros a situação é estável.

É em função deste quadro que durante dois dias os delegados ao encontro vão proceder ao balanço e à analise dos indicadores macroeconómicos dos países membro, como  a taxa de inflação, crescimento do Produto Interno Bruto,  dívida pública, défice orçamental  e o crescimento das reservas internacionais brutas e líquidas.

A respeito, a directora do departamento de estudos económicos do Banco Nacional de Angola (BNA), Susana Camacho Monteiro, disse hoje à imprensa que a ideia é avaliar a situação macroeconómica de cada um dos países membros e da região como um todo.

Referiu  ser natural que todos os países da região tenham diferenças, pois neste momento, enquanto  alguns encaram o problema da queda do preço do petróleo ou das principais commodities,  outros têm  ganhos com a queda de preços dos bens alimentares em todo o mundo,  mas a região é como um todo.

Informou que geralmente nestas reuniões as principais recomendações estão ligadas à continuação da  elaboração de estudos , desafios e  a partilha de informações para resolução de vários problemas.

Antecedida de um encontro de peritos, o encontro do comité dos governadores dos Bancos Centrais da SADC  terá o seu ponto mas alto sexta-feira, quando os  delegados seniores da instituição apresentarem aos governadores as recomendações e conclusões a que chegaram depois de  dois dias de discussão.

No geral, o objectivo é discutir todos os problemas da região, desafios e encontrar soluções a médio e longo prazos.

O Comité dos Governadores dos Bancos Centrais da SADC (CCGB) reúne-se duas vezes por ano, sendo a primeira em Abril e a segunda em Setembro.

A presidência permanente do Comité é assegurada pelo Governador do Reserve Bank da África do Sul (SARB).

O CCGB foi criado em 1995. A sua criação obedeceu a necessidade de uma estrutura especializada na promoção e no alcance de uma estreita cooperação entre os bancos centrais da África Austral.

Participam do encontro 40 delegados, com excepção do Madagascar.




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Website Protected by Spam Master


error: Conteúdo Protegido !!