O Portal Bancos de Angola

É um espaço informativo de divulgação e educação voltado ao sector bancário angolano, suas ofertas, promoções, entrevistas, matérias, cotações, etc. Não devendo ser interpretado como substituto das entidades reguladoras do sector financeiro.

A partir de agora os bancos deixam de cobrar por abertura de contas, emissão de multicaixa e transferências

Desde os finais do mês de Março que os bancos estão impedidos de cobrar pelos serviços bancários mínimos, como abertura de contas, transferências e emissão de multicaixa. Esta foi uma iniciativa do Banco Nacional de Angola, BNA, de forma a garantir que as famílias com menores rendimentos acedam ao sistema financeiro.

BNA proíbe instituições bancárias de cobrar serviços bancários mínimos

O Banco Nacional de Angola distribuiu um aviso às instituições bancárias a proibir a cobrança dos serviços bancários mínimos, serviços esses que incluem transferências interbancárias, abertura de contas, consultas de extractos, e consultas de saldos.

Este aviso estabelece a isenção de pagamento a vários serviços, os quais são considerados pelo BNA como serviços mínimos bancários.

Assim, de acordo com Valter Filipe, governador do Banco Nacional de Angola, encontra-se vedada a cobrança de comissões, ou outras remunerações, às instituições bancárias pela prestação dos serviços mínimos dispostos no artigo 4º do referido artigo.

Medida favorece população com menores rendimentos

Esta medida, de acordo com uma fonte do Banco Nacional de Angola, vem favorecer a população, principalmente aqueles de baixa renda, os quais são abrangidos pelo tal aviso enviado pelo órgão superior.

Assim, os serviços mínimos são todos aqueles que são considerados essenciais e básicos para a utilização de contas bancárias.

A partir de agora, ainda passam a beneficiar de isenção de comissões cobradas por serviços de manutenção de conta e encerramento de conta de depósito a prazo e contas poupança, abertura de contas de depósito à ordem, e seu encerramento, e também operações com movimentos de conta nas ATMs (caixas de pagamento automático) e via electrónica.

Também deixam de ser cobrados por tratar cartões de débito multicaixas, e deixa de ser cobrado também o levantamento de 5 cheques (mínimos) por conta. Levantar valores na dependência ou agência através dos ATMs também deixam de ser cobrados.

Outros serviços deixam também de ser cobrados aos clientes, como o caso de:

  • manutenção de conta com domiciliação de ordenado
  • movimentação da conta através de banca electrónica
  • movimentação da conta através de ATMs
  • Transferências intrabancárias nacionais (na moeda da conta) por meio electrónico e ATM

Banco Nacional de Angola vai fiscalizar os bancos comerciais

O BNA advertiu no mesmo aviso que as entidades têm de cumprir a directiva, e as que não cumprirem são obrigadas a corrigir todas as irregularidades.

Será o Banco Nacional de Angola que irá proceder à correcção das irregularidades apresentadas pela instituição, sendo que o banco central fará a fiscalização de todos, inclusive com acesso às reclamações por escrito dos clientes.




One thought on “A partir de agora os bancos deixam de cobrar por abertura de contas, emissão de multicaixa e transferências

  1. Feliciana Miriam Chimuma

    Bom dia Caríssimos, que Bom é de melhorias que a gente precisa, quer anível nacional quer internacional. Parabens a Comissão Executiva do BNA e BPC.
    Obrigada

    Reply

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Website Protected by Spam Master


error: Conteúdo Protegido !!