Search
24 de September de 2017
  • :
  • :

O Portal Bancos de Angola

É um espaço informativo de divulgação e educação voltado ao sector bancário angolano, suas ofertas, promoções, entrevistas, matérias, cotações, etc. Não devendo ser interpretado como substituto das entidades reguladoras do sector financeiro.

A importância da criação de quadros bancários angolanos até 2016

Até 2016, o Instituto de Formação Bancária de Portugal (IFBP) apoiará a formação de profissionais bancários em Angola. O projeto tem como finalidade suprir as necessidades de quadros nessa área, que crescerá nos próximos anos no país. O projeto de assistência técnica e colaboração entre o IFBP e o Instituto de Formação Bancária de Angola (IFBA) está em reestruturação. Este já foi apresentado em Luanda, e deve decorrer durante 24 meses.

O setor bancário angolano está em forte crescimento, porém, a atividade necessita da criação de novos quadros especializados nas diversas áreas de atuação. É muito importante para o país possuir um ótimo setor bancário, que possua profissionais qualificados e seja mais credível. Embora o instituto já tenha formado centenas de bancários, a atividade foi reduzindo ao decorrer dos anos. Mas com o apoio do instituto português, as atividades serão retomadas.

O IFBP possui muita credibilidade no setor, além de dedicação e competência no ensino bancário. Ele é colaborador de quatro projetos multinacionais no âmbito da área técnico-pedagógica, fornecendo formação à banca russa e outras. Atualmente, a formação profissional é considerada um elemento estratégico na gestão de recursos humanos no setor bancário.

Devido à urgência em avançar nos cursos, o instituto português assegurará a formação em quatro cursos: Gerência, Banca para Recém-licenciados, Fundamentos da Banca e Jovens Candidatos à Banca. Dessa forma, nos quadros serão supridos em alguns anos, quando a inflação e a taxa de juros dos bancos serão baixas , favorecendo a economia angolana. Para especialistas e analistas de mercado, o projeto é muito importante, e já devia ter sido desenvolvido anos atrás.

 

 




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Website Protected by Spam Master


error: Conteúdo Protegido !!