O Portal Bancos de Angola

É um espaço informativo de divulgação e educação voltado ao sector bancário angolano, suas ofertas, promoções, entrevistas, matérias, cotações, etc. Não devendo ser interpretado como substituto das entidades reguladoras do sector financeiro.

4,1 milhões de cartões bancários em operação

Segundo dados recentes emitidos pelo Banco Nacional de Angola (BNA), mais de quarenta por cento dos 4,1 milhões de cartões “multicaixa” estiveram activos nos primeiros sete meses desse ano. Devido ao grande número de cartões activos, os bancos investiram em melhorias no seu sistema para atender a essa grande demanda.

Actualmente, em Angola, existem certa de 2.488 caixas eletrônicos automáticos. Em julho, estavam registrados 40.302 terminais automáticos de pagamento, que podem ser utilizados com os cartões “multicaixa”, emitidos pelos 25 bancos que operam no país. A rede “multicaixa” angolana contabilizou 12 milhões de transações médias por mês, das quais 53% foram levantamentos realizados entre janeiro e julho. Em terminais de pagamento automático, a média foi de dois milhões de transações, sendo 90% correspondidas a compras.

De acordo com o banco central angolano, o gestor do Sistema de Pagamentos Nacional, o objetivo é criar condições para melhorias da oferta desse tipo de serviço de pagamento, assegurando transações seguras, eficazes e com transparência. A inovação destes sistemas e a partilha de experiências internacionais de sucesso estarão em destaque na próxima reunião organizada pela BNA, em Luanda. A conferência evolverá operadores econômicos, empresas e instituições financeiras diretamente ligadas à prestação de serviços de pagamentos e telecomunicações.

Esse tipo de tecnologia não somente facilita a vida das pessoas, mas garante total segurança ao realizar um pagamento. Por isso, é fundamental que os bancos em angola tenham como objetivo adoptar inovações tão comuns em países desenvolvidos.




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Conteúdo Protegido !!